27 AGO 2019
SAÚDE
Saúde já foi contemplada com mais de R$ 1 milhão em emendas para custeio e novos equipamentos

A secretaria de Saúde de Olímpia tem recebido, desde o início de 2019, indicações para o recebimento de emendas, tanto federais quanto estaduais para o custeio de serviços quanto para a aquisição de equipamentos. Os recursos encaminhados para o município já totalizam, entre recebidos e aguardando transferência, um montante de R$ 1.038.000,00.

De acordo com o setor, o município já recebeu um total de R$ 518 mil provenientes de emendas federais, sendo R$ 218 mil do Ministério da Saúde, que foram utilizados na compra de equipamentos para a Atenção Básica e uma cadeira odontológica para a Unidade Básica de Saúde do Campo Belo; R$ 200 mil de indicação do deputado federal Baleia Rossi (MDB), com intermédio do Vereador João Magalhães (MDB), aplicados para o custeio de serviços da Atenção Básica; e R$ 100 mil destinados por emenda do deputado federal Ricardo Izar (PP) com auxílio do vereador Fernandinho Silva (PSD) e do servidor público Rodrigo Ruiz, para o custeio de serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a compra de insumos e medicamentos.

Em relação às emendas estaduais, o município aguarda a liberação de R$ 520 mil que serão utilizadas desde a aquisição de uma ambulância até custeios. Deste valor, R$ 220 mil, fazem parte do convênio 4318, sendo R$ 100 mil de indicação do deputado estadual Delegado Olim (PP), viabilizados com auxílio do vereador Fernandinho Silva (PSD) e do servidor Rodrigo Ruiz, e R$ 120 mil do deputado Carlão Pignatari (PSDB) com ajuda do vereador Gustavo Pimenta (PSDB). Os outros R$ 80 mil foram destinados pelo ex-deputado estadual e atual federal Alencar Santana (PT) com intermédio do ex-vereador Hilário Ruiz.

Na semana passada, o município foi contemplado, com duas emendas parlamentares da deputada estadual Beth Sahão (PT), no valor de quase R$ 221 mil, com auxílio do ex-vereador Hilário Ruiz. A emenda de código de demanda 2019.172.063-8, no valor de R$ 100 mil reais foi enviada para o município com o intuito de ser utilizada para custeio. Já a emenda 2019.172.049-7, cujo valor é de pouco mais de R$ 120 mil, será aplicada na aquisição de equipamentos.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, as emendas são recursos importantes para auxiliar o município no investimento em demandas mais necessárias. “É um compromisso da gestão e do prefeito Fernando Cunha buscar melhorar os serviços de Saúde, tanto em estrutura e equipamentos modernos como em atendimento. Assim, a conquista de recursos para município é fundamental para que se invista cada vez mais e melhore o serviço para a população. Por isso, agradecemos o empenho de quem busca recursos para a cidade e também de quem destina para que possamos desenvolver um trabalho em conjunto pensando no melhor para a cidade”, ressalta Marcos.