28 AGO 2019
Olímpia é contemplada com o programa Frente de Trabalho

Com intuito de proporcionar a qualificação profissional e possibilitar a geração de renda para moradores desempregados e em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, aderiu ao Programa do Governo do Estado de São Paulo, conhecido como Frente de Trabalho.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SP), o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego envolve atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais.

O município foi contemplado com a disponibilização de 25 vagas, que serão preenchidas por moradores selecionados de acordo com informações fornecidas pelas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social. O município já está pleiteando novas vagas para aumentar o número de contemplados e cadastrados.

Para ser selecionado, o morador, além de estar em situação de vulnerabilidade social, precisa estar desempregado há no mínimo um ano, ser maior de 17 anos e residente há dois anos no território paulista e deve atender aos requisitos delimitados pelo programa.

O participante bolsista pode permanecer no programa por até nove meses e recebe um auxílio mensal de R$ 300 reais, desempenhando uma rotina de trabalho de até seis horas durante quatro dias da semana e um dia de curso de qualificação profissional ou alfabetização.

A conquista do programa é resultado do trabalho da atual gestão que, desde o início, por orientação do prefeito Fernando Cunha, vem buscando junto ao Governo do Estado esta parceria para fortalecer a comunidade e ampliar as oportunidades de trabalho.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, o programa Frente de Trabalho é uma oportunidade para o morador desenvolver atividades, recebendo uma bolsa, enquanto busca uma nova inserção no mercado de trabalho, enfrentando, assim, a vulnerabilidade social.

“O município e o Estado vão trabalhar juntos para enfrentar a vulnerabilidade social. Com esta oportunidade, o morador selecionado desempenhará uma atividade que o estimulará no mercado de trabalho e possibilitará uma qualificação. Temos que estabelecer medidas para que o desempregado seja reinserido e, com isto, diminuir as situações de dificuldade. Com as vagas da Frente de Trabalho, esperamos que os selecionados aproveitem a oportunidade e obtenham os melhores resultados”, destaca Cristina.