28 NOV 2019
Educação premia alunos destaque em Olímpia de Língua Portuguesa

A Estância Turística de Olímpia participou de mais uma edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) e, para homenagear os alunos que se destacaram, a Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, realizou recentemente uma cerimônia de premiação para valorizar o empenho e a dedicação dos alunos e professores participantes.

A OLP é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país e, em Olímpia, contou com a participação de alunos em todas as categorias, sendo “Poema” para o 5º ano do Fundamental, “Memórias Literárias” para os 6º e 7º anos, “Crônica” para os 8º e 9º anos, “Documentário” para os 1º e 2º anos do Ensino Médio e “Artigo de Opinião” para o 3º anos do Ensino Médio.

Com o tema “O lugar onde vivo”, a ação teve o propósito de ser uma contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem da escrita e visa estimular a reflexão sobre as realidades locais e a aproximação do aluno com sua comunidade, estreitando laços e promovendo cidadania.

O Sarau de premiação foi conduzido pelo poeta e professor Edward Marques da Silva (Wadão), que fez uma seresta com seu violão, convidando a todos para um passeio por Olímpia, em alusão ao tema do concurso.

Ao todo, 16 alunos foram contemplados e receberam brindes do Sistema Aprende Brasil, com mochila, caderno personalizado com o trabalho participante, squeeze, copo, canetas, entre outros itens.

Organizada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), a 6ª OLP homenageia a premiada escritora mineira Conceição Evaristo. A adesão de Olímpia foi uma iniciativa da própria secretaria de Educação e das escolas da cidade.

O município contou com a elaboração de 24 trabalhos, sendo que foram escolhidos cinco, um de cada categoria, pela Comissão Julgadora Municipal para representar a cidade na Etapa Estadual. Os trabalhos de Crônica e Memória Literária, produzidos por alunos da Escola Estadual Dona Anita Costa, avançaram na OLP e foram premiados em um evento em São Paulo.

Para a secretária de Educação Maristela Meniti, instigar e desafiar os alunos a transcrever em um gênero textual "O lugar onde vivo" é uma experiência mágica que agrega desenvolvimento, estudo, conhecimento, descoberta e aprendizagem, contribuindo assim na sua caminhada educacional.