16 DEZ 2019
Guarda Municipal ganha reforço com dois cães para patrulhamento

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia vem investindo constantemente nas melhorias em segurança pública. Agora, o município acaba de ganhar reforço na Guarda Civil Municipal com dois cães, a Hanna e o Heron.

A Hanna, da raça rottweiler, de três anos e o Heron, um pastor belga, com 10 meses, foram adotados e chegam para auxiliar no patrulhamento da cidade. Eles estão sob os cuidados e o comando da GCM, recebendo treinamento para que, futuramente, possam atuar ainda na busca por entorpecentes e até de pessoas desaparecidas.

Os cães foram oficialmente apresentados, nesta segunda-feira (16), ao prefeito Fernando Cunha e já começaram a atuar no município. Nesta semana, durante o horário noturno, os animais estão no comércio da cidade patrulhando e auxiliando na segurança das lojas e dos olimpienses. Eles são comandados pelos coordenadores operacionais da Guarda Municipal, Atair de Carvalho Filho e Haroldo Fioramonte Filho, com supervisão do comandante da GCM, Major Edson Rodrigues de Oliveira.

Além dos cães, o município já está em fase de contratação de 50 agentes da Guarda Municipal, por meio de concurso público, que deverão atuar já no próximo ano. Na última semana também, foi entregue a Central de Comando e Videomonitoramento, que é um dos maiores investimentos em segurança da atual gestão é responsável pelo acompanhamento das câmeras instaladas em mais de 50 pontos do município, com vigilância 24 horas e filmagens em tempo real.

Ao todo, são mais de 150 equipamentos, como softwares, servidores, monitores e outros aparelhos. As câmeras possuem alta resolução com zoom óptico e recurso para visão noturna, permitindo a aproximação dos vídeos e a identificação de situações e pessoas com qualidade, mesmo durante a noite. Cerca de R$ 2 milhões foram investidos na instalação dos novos equipamentos, que estão espalhadas em pontos estratégicos de todas as regiões da cidade, incluindo o centro, avenidas, entradas da cidade e bairros.