06 FEV 2020
Ação de limpeza percorrerá Ribeiro dos Santos na próxima terça-feira

Empenhada no combate à dengue e ao escorpião, a Prefeitura da Estância Turística segue intensificando as ações de orientação e busca ativa nas residências. Na próxima terça-feira, dia 11, será a vez do distrito de Ribeiro dos Santos receber o mutirão de limpeza.

O trabalho, que é desenvolvido por uma parceria entre as secretarias de Saúde e Obras, percorrerá o distrito, das 9h às 13h, recolhendo materiais que servem como possíveis criadouros para o Aedes aegypti e o escorpião, como pneus, garrafas, recipientes que acumulam água e móveis velhos, não sendo recolhidos apenas materiais de construção. A instrução é para que os moradores coloquem os materiais para recolhimento nas calçadas antes do início da coleta.

Além da coleta dos entulhos, os agentes de controle de vetores promovem orientações aos moradores sobre como manter os quintais limpos e como eliminar criadouros a fim de evitar a proliferação.

De acordo com a secretaria de Saúde, desde o início das ações de limpeza em novembro do ano passado, já foram recolhidos mais de 150 caminhões de entulhos. Só no último mutirão, realizado no distrito de Baguaçu, nessa terça-feira (04), foram contabilizados cerca de 30 caminhões.

Segundo o setor de Combate às Endemias, os locais que estão recebendo a ação de limpeza foram definidos como prioritários em decorrência do alto número de criadouros encontrados pelos agentes de Controle de Vetores.

SEU CUIDADO PODE VALER PRÊMIOS

Também como forma de ampliar as ações de combate à doença, o município colocou em operação, nesta semana, o projeto “AQUI TEM FAMÍLIA UNIDA CONTRA A DENGUE”.

A iniciativa inédita visa certificar os imóveis livres de criadouros com um adesivo. Ao final do ano, se os agentes identificarem que os locais permaneceram limpos durante todas as visitas, o morador irá receber um cupom para concorrer a prêmios, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que serão arrecadados com o apoio do comércio e empresários.

Segundo a Saúde, o objetivo principal é engajar ainda mais a população no trabalho de prevenção para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, chikungunya e zika.