03 MAR 2020
EDUCAÇÃO
Professores da Rede Municipal recebem capacitação sobre dança, jogos e primeiros socorros

A Secretaria de Educação realizou recenetemente, uma capacitação para os professores de Educação Física, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do projeto Transtornos Espacíficos da Aprendizagem (TEA) da Rede Municipal de Ensino do município. As atividades foram desevolvidas na EMEB Santo Seno e na Cidade Mirim de São João Batista.

Durante os dois dias, foram abordados os temas Dança na Escola, Primeiros Socorros e os projetos de Educação Física da secretaria municipal para o primeiro semestre de 2020. As capacitações foram conduzidas pelos professores Tiago Pessoa Lourenço, Luiz Gonzaga Alves Carneiro, e equipe do Corpo de Bombeiros de Olímpia composta pelos servidores Cintra, Júnior e Fernanda.

O professor coordenador de Educação Física, Tiago Pessoa Lourenço, falou sobre a Dança na Escola, destacando pontos importantes previstos na BNCC, Currículo Paulista e Diretrizes Curriculares da Estância Turística de Olímpia-SP. O professor ainda falou sobre o trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino, sobre a importância da dança na escola, seus elementos essenciais e por fim proporcionou aos educadores uma oficina prática, onde puderam experimentar diversos ritmos de maneira lúdica e divertida.

Já o professor coordenador de Educação Física, Luiz Gonzaga Alves Carneiro, falou sobre os projetos Jogos Cooperativos e Olimpíadas na Escola, que serão desenvolvidos no primeiro semestre deste ano letivo. Durante o encontro, os professores tiveram a possibilidade de vivenciar na prática as atividades propostas dos jogos cooperativos de forma lúdida e prazerosa, utilizando todo material disponível no Kit.

E sobre as Olimpíadas, por ser um evento histórico e de fundamental importância para a humanidade, e por promover a participação de todos os Países, surgiu então a necessidade de ser contemplado nas aulas de Educação Física no contexto escolar. Sendo assim, os professores desenvolveram atividades voltadas para o atletismo, adaptando-as para cada ano escolar.

Os Primeiros Socorros foram abordadod pelos profissionais do Corpo de Bombeiros de Olímpia e falaram sobre Sequência de Procedimentos, Fraturas: Fechada e Exposta, Hemorragia: Interna e Externa, Convulsão, Corpos Estranhos e Asfixia, Animais Peçonhentos: Cobra, Escorpião e Aranhas, Choque Elétrico e Parada Cardiorrespiratória.