15 ABR 2020
GABINETE
Prefeitura exonera 20% dos cargos comissionados para reduzir despesas

Municípios em todo o país estão reajustando as contas devido à pandemia do Coronavírus. Na Estância Turística de Olímpia, embora a incidência de contágio ainda seja baixa, a Prefeitura também já se prepara para os impactos na saúde e na economia, uma vez que as medidas de enfrentamento têm influenciado a vida de toda a população, bem como na arrecadação municipal.

Assim, uma das ações adotadas para a contenção de despesas foi a exoneração de cargos comissionados do município. No total, foram exonerados, nas últimas semanas, 14 cargos entre Prefeitura e Daemo Ambiental, além da ocupação de duas secretarias por um mesmo responsável, cuja remuneração não é acumulativa.

Com as dispensas, o quadro dos comissionados foi reduzido em cerca de 20%, o que irá gerar uma economia de aproximadamente R$ 70 mil por mês aos cofres públicos. Vale ressaltar que, segundo o prefeito Fernando Cunha, o critério para escolha das exonerações levou em conta os profissionais que já tinham outra renda garantida, além do cargo de confiança, de modo que a decisão também não desamparasse esses servidores no sustento de suas famílias.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, o recurso economizado servirá de reserva para investimentos nas áreas prioritárias, como assistência às famílias em dificuldade e atendimento em saúde, que são as mais afetadas pela situação atual.

SALÁRIO REVERTIDO EM CESTAS BÁSICAS

Além da demissão dos comissionados, o prefeito Fernando Cunha também tomou uma decisão com relação ao seu próprio salário: a de doá-lo integralmente para a compra de cestas básicas.

A doação, que faz parte da Campanha “Corrente do Bem”, será feita enquanto durar a pandemia para beneficiar as famílias que mais precisam. Com o valor líquido mensal de mais de R$ 11 mil, serão adquiridas mais de 150 cestas por mês.