01 DEZ 2020
SAÚDE
Saúde orienta sobre infecções sexualmente transmissíveis e realiza exames de prevenção

A secretaria de Saúde de Olímpia, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), buscando conscientizar e orientar os moradores sobre o HIV e a Sífilis, está promovendo a Campanha do “Fique Sabendo”. A intensificação ressalta a importância do diagnóstico precoce e como a informação auxilia nos tratamentos e possibilita a diminuição no número de contaminações.

Iniciada em novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a campanha fornece orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e realiza testes rápidos para diagnóstico de HIV e Sífilis nos pacientes que aguardam atendimentos.

Além disto, a intensificação elaborou um plano de busca ativa em pacientes, sendo a primeira realizada no sábado (28), na região atendida pela UBS Dr. Clodoaldo Marins Sarti (Santa Ifigênia). Na oportunidade, os profissionais da Saúde monitoraram pacientes para ISTs e Tuberculose.

Nesta quarta-feira (02), a equipe do CTA estará no período da manhã no ARE Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão). Já no sábado, dia 5 de dezembro, os moradores interessados poderão procurar o Centro de Referência do Idoso (CRI), das 8h às 16h30 para fazer exames de ISTs e Hepatite C. No último dia da campanha, que será no dia 12 (sábado), os testes serão realizados na UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo).

Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com o CTA pelo telefone (17) 3279- 9702 ou procurar atendimento na Rua Joaquim Miguel dos Santos, 751 – Centro.