15 DEZ 2020
Obras do Centro Cultural na antiga Estação Ferroviária já estão 80% concluídas

O Centro Cultural e Turístico está entrando na fase final. A obra, que vem sendo realizada na antiga Estação Ferroviária da Estância Turística de Olímpia, está 80% concluída. A proposta do projeto visa à requalificação do complexo arquitetônico com a preservação e o restauro de características originais do prédio. O local será mais uma opção de lazer e fortalecimento da cultura no município.

Nessa segunda-feira, 14 de dezembro, o prefeito Fernando Cunha visitou o espaço, acompanhado do deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani (DEM). Durante a visita, o prefeito apresentou toda a estrutura do local e o que contempla a obra.

O Centro Cultural terá salas administrativas, espaço para acervo, sala receptiva, uma pinacoteca, praça de alimentação, salas para o Museu do Folclore, espaço para apresentações culturais, recreação para as crianças, entre outros. Além disso, serão instalados dois vagões de passageiros de madeira para cafeteria, que estão sendo intermediados pelo deputado Geninho junto à Rumo Logística.

No local, toda a parte histórica do prédio foi restaurada. O bloco A recebeu novo piso e portas que mantêm a particularidade original do imóvel. Já o bloco B recebeu melhorias na parte estrutural.

De acordo com a arquiteta Rosely Seno, responsável pelo projeto de restauração, o antigo Complexo Ferroviário está sendo restaurado na íntegra, tendo grande parte das suas técnicas construtivas e materiais originais recuperados. “Estamos realizando a recuperação da ambiência, proposta pelo uso do piso em ladrilhos hidráulicos, esquadrias, antigos guichês, piso da gare em concreto instalado em placas diagonais, estruturas compostas e reforçadas com trilhos, cores e outros elementos relevantes que recuperam a atmosfera das antigas estações ferroviárias”, explicou a arquiteta.

No espaço, os visitantes ainda poderão observar, por exemplo, o antigo muro de alvenaria alicerçado com trilhos de trem, a permanência do antigo forro instalado em sistema ‘macho e fêmea’, a imponência do pé direito alto e aberturas proporcionais, e antiga platibanda original, que foi alterada na época da instalação da Cozinha Piloto no antigo Complexo Arquitetônico. A antiga luminária que adornava o paisagismo original será resgatada, assim como o antigo bebedouro para animais.

No total, serão investidos mais de R$ 2 milhões, referentes ao DADETUR 2017 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). Os recursos são destinados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo.

Todo o trabalho está sendo acompanhado pela secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura e pela Divisão do Escritório de Captação de Recursos. Acompanharam a visita os secretários Leandro Gallina (Obras, Engenharia e Infraestrutura) e Guto Zanette (Governo), além do Tenente-Coronel João Henrique Coste, comandante do 9º Grupamento dos Bombeiros e do Tenente Frank Andrade, comandante do Posto de Bombeiros de Olímpia.