20 ABR 2021
GABINETE
Prefeito Fernando Cunha participa de reunião do Conectar sobre compra de vacinas com secretário do Ministério da Saúde

Com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19 em todo o país e cobrar mais agilidade do Governo Federal em relação à aquisição e distribuição de doses, foi realizada na noite dessa segunda-feira (19), uma reunião online entre os prefeitos que integram o Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) e o Ministério da Saúde. Entre os participantes, estava o prefeito Fernando Cunha, representando os interesses de Olímpia.

Presidido pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o consórcio discutiu com o secretário executivo do Ministério, Rodrigo Cruz, o andamento da vacinação no país, questionando sobre a regulamentação das vacinas pela Anvisa, bem como uma posição do Plano Nacional de Imunização sobre a aquisição de vacinas diretamente pelos municípios com recursos próprios.

Na ocasião, o representante do Governo Federal apresentou o cronograma de compra e entrega das vacinas por laboratórios já contratados, como a Pfeizer, que deve enviar doses até o fim deste mês, e ainda abordou a morosidade na aprovação dos imunizantes como a Sputinik, que foi motivo de cobrança por parte do consórcio, por ser a principal vacina de interesse de compra dos municípios. Ele se comprometeu também a levar ao Ministério da Saúde as principais demandas do Conectar.

O Conectar já está em negociação para a compra de 30 milhões de doses de vacina Sputnik V, em tratativas com representantes do Fundo Soberano Russo (RDIF). O Consórcio tem mantido constante contato para garantir apoio do Ministério da Saúde na compra e distribuição das vacinas, bem como condições de atuação alinhadas aos esforços nacionais, visando à entrega de parte da remessa ainda neste primeiro semestre.

O consórcio público é organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tem o objetivo de abrir caminho para que os municípios comprem diretamente vacinas autorizadas dos laboratórios e ainda equipamentos, remédios e suprimentos para enfrentar a pandemia, de forma mais ágil e com custo reduzido. A formalização da entidade foi uma alternativa encontrada pelos prefeitos para poder ampliar a imunização nas cidades, principalmente, no estado de São Paulo, que ainda não vacinou nem a totalidade do público idoso.

“Já estamos há mais de um ano enfrentando a pandemia, que prejudica de inúmeras formas a vida da população, por isso, temos muita pressa em ter nossos moradores vacinados o quanto antes. Temos mantido gestão constante com os governos superiores para agilizar a imunização e o consórcio aumenta a representatividade dos municípios nesta luta, cobrando de forma conjunta esclarecimentos e mais rapidez para que o Governo nos envie doses ou nos autorize a comprar diretamente para podermos ampliar os públicos”, declarou o prefeito Fernando Cunha.