29 ABR 2021
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Olímpia fecha primeiro trimestre de 2021 com saldo positivo na geração de empregos

Embora a pandemia da Covid-19 tenha trazido inúmeros impactos econômicos para os municípios, a Estância Turística de Olímpia tem apresentado bons índices de empregabilidade, fechando o primeiro trimestre de 2021 com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada.

As perspectivas são comprovadas pelo Novo CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, cujo relatório de março foi divulgado pelo Ministério da Economia, nesta quinta-feira (29).

De acordo com o levantamento, no acumulado dos três primeiros meses deste ano, Olímpia teve 1.538 admissões e 1.275 desligamentos, totalizando saldo de 263 empregos formais.

O painel de informações traz ainda que o setor com melhor desempenho no trimestre foi o de Indústria (saldo + 282), seguido da Agropecuária (+ 26), da Construção Civil (+ 8) e do Comércio (+4). Já o setor de Serviços foi o único que fechou com saldo negativo de 57 empregos.

O quadro do mercado formal mostra também que, atualmente, o estoque da cidade conta com 15.279 trabalhadores, sendo o setor de Serviços o maior empregador com carteira assinada, somando 5.760 pessoas, o que representa 37,7% do total.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, os dados deixam evidentes o impacto da crise de saúde, mas também apontam uma recuperação da economia local. “A pandemia da Covid mexeu com todo o mercado de trabalho, mas o setor de Serviços, com certeza, foi o mais afetado pelos fechamentos e restrições. Em nossa cidade, grande parte desses empregos giram em torno do Turismo e as consequências ficam claras no relatório que mostra que o setor foi o único que mais demitiu do que contratou neste primeiro trimestre. Nos demais setores econômicos, fechamos com desempenho positivo e, agora, com a retomada das atividades temos a expectativa de alavancar novamente a geração de emprego e voltar a aquecer a economia local”, analisou o prefeito.