27 JUL 2021
SAÚDE
Gripário suspende atendimento aos finais de semana devido à redução da demanda de pacientes
Após um ano de operação, com funcionamento todos os dias, o Serviço de Referência em Síndrome Gripal de Olímpia, conhecido como Gripário, está reduzindo seu horário de atendimento. A medida pode ser adotada graças à redução na demanda de pacientes.

Inaugurado em 1º de agosto de 2020, a unidade já realizou cerca de 20 mil atendimentos, com a coleta de quase 10 mil exames de Swab (exame do cotonete) e mais de 3 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid.

Agora, em decorrência do avanço da vacinação no município e da diminuição no número de novos casos de Covid-19, que impactou na queda dos atendimentos, a secretaria de Saúde de Olímpia, a partir do próximo domingo, dia 1º de agosto, suspenderá o funcionamento aos finais de semana, adotando o atendimento somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Desta forma, nesta semana, o Gripário funcionará até no sábado, dia 31 de julho, retomando o serviço na segunda, dia 02 de agosto e, a partir de então, só atenderá de segunda a sexta.

Com esta mudança, os pacientes que necessitarem de atendimento médico, aos finais de semana, deverão procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24 horas, todos os dias.

De acordo com um balanço da secretaria de Saúde, a comparação dos dados de julho, até o dia 26, com os de junho, aponta uma redução de 43,67% nos atendimentos do Gripário, o que, mesmo ainda sem o fechamento mensal completo, já sugere que será o mês com o menor número de atendimentos na unidade, desde o início deste ano. Já as coletas de Swab diminuíram 36,68% e os testes rápidos caíram 51,23% em relação ao último mês.