17 AGO 2021
EDUCAÇÃO
Escolas municipais de Olímpia recebem projeto “Carreta Literária” com 500 livros para incentivar a leitura
A Estância Turística de Olímpia acaba de iniciar mais uma importante atividade de incentivo à leitura junto à rede municipal de Educação. O município foi contemplado pelo Projeto “Carreta Literária”, por meio do Programa CPFL Jovem Geração, do Instituto CPFL em parceria com a Prefeitura.

Trata-se de um equipamento móvel que remete a um “book truck”, com cerca de 500 livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis, além de estrutura com puffs e mesinhas. A ideia é associar a leitura a uma atividade lúdica e incentivar o “consumo e degustação” da literatura.

Toda a estrutura foi montada na primeira escola a receber o projeto, a EMEB Professor Reinaldo Zanin. Na manhã desta terça-feira, dia 17, o prefeito Fernando Cunha esteve na unidade para a abertura oficial da Carreta. O equipamento havia sido entregue ao município no fim do mês de junho, em um ato simbólico com a participação virtual dos representantes da CPFL, com período de formação dos professores para, então, ser iniciado o cronograma de circulação nas escolas.

A visita à escola contou também com a presença da secretária de Educação, Dalva Coelho, da coordenadora técnico-pedagógica responsável pelo projeto no município, Simoni Becerra Franco, da diretora da escola, Fábia Regonha, equipe técnica e pedagógica da secretaria de Educação, supervisoras de ensino, professores, alunos e pais, respeitando o uso da máscara e a capacidade do local.

“O principal objetivo é proporcionar impacto positivo na comunidade, contribuindo para a transformação da realidade das pessoas ali inseridas, incentivando os estudantes a viajar através das páginas dos livros e descobrir um mundo de oportunidades. A ideia de concepção da carreta é criar um contexto de degustação da leitura, tendo em vista que as palavras ‘sabor’ e ‘saber’ derivam-se da mesma raiz etimológica, construindo referências, metáforas e alusões que existem entre a leitura e a comida, entre o alimentar o corpo e o alimentar a alma”, observou a coordenadora do projeto, Simoni Becerra Franco.

A secretária de Educação destacou a contribuição do projeto e o apoio do poder público para o enriquecimento da educação. “Esta Carreta chega para contribuir com a educação por meio do fomento das práticas de leitura e inserção das escolas, alunos e comunidade escolar em um ambiente de fruição do imaginário e da beleza da literatura, diminuindo a distância entre livros e leitores, e dessa forma, criar não só uma possibilidade de acesso, mas várias, e despertando um mundo mágico nas crianças ao terem contato com os livros. Aproveito também para agradecer ao prefeito Fernando Cunha, que não tem medido esforços para fazer de Olímpia um berço de educação e cultura, pensando no melhor para a população”, declarou Dalva.

Na oportunidade, o prefeito Fernando Cunha falou sobre a formação das crianças e os investimentos para melhoria da Educação. “Quero agradecer à CPFL por este projeto importante porque a leitura vai permitir que as nossas crianças exercitem a formação intelectual e a busca permanente por conhecimento. Sou grato por estar aqui e poder testemunhar este bonito projeto e quero dizer a vocês que vamos continuar investindo para aperfeiçoar, cada vez mais, a nossa Educação, explorando os instrumentos digitais em nossa metodologia como forma de agregar e ser mais um recurso essencial para auxiliar o trabalho já desenvolvido pelos nossos professores, pensando no futuro das crianças”, ressaltou o prefeito.

Ainda no ato, os alunos finalistas da Olimpíadas de Língua Portuguesa, do programa Escrevendo o Futuro – etapa escolar, recitaram poesias autorais com o tema “O lugar onde vivo”, contando suas próprias perspectivas sobre a cidade e encantando os presentes com a criatividade.

O Projeto Carreta Literária tem um período determinado para o desenvolvimento, circulando por todas as 31 unidades escolares da rede municipal, incluindo as filantrópicas e a APAE, podendo, posteriormente, ser ampliada para outras instituições com o objetivo de contribuir com a comunidade olimpiense. Além da doação do acervo e equipamento cultural, os educadores das escolas de Olímpia também terão acesso a uma plataforma 100% online e gratuita com cursos para formação de leitores, contação de histórias e alfabetização.