28 OUT 2021
GABINETE
Estado anuncia novas obras e serviços de Saúde, Educação, Infraestrutura e Assistência em Olímpia
A Estância Turística de Olímpia recebeu na tarde desta quinta-feira (28), uma visita oficial do Governo do Estado para anunciar novas conquistas em favor da população. Quem comandou a comitiva foi o Governador em Exercício, Carlão Pignatari, que é deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de SP e está temporariamente no cargo.

O representante estadual foi recebido pelo prefeito Fernando Cunha, vereadores, autoridades locais e regionais, imprensa, servidores municipais e comunidade, em breve cerimônia, realizada em espaço aberto na Praça da Cohab IV. A visita contou também com a presença do deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani, e do secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares.

Durante a ocasião, o Governador em Exercício fez o anúncio de novas obras como a construção de uma nova e ampla Unidade Básica de Saúde para atender o Jardim Santa Ifigênia, Cohab IV e os demais bairros do entorno com mais estrutura e qualidade, na região que é considerada uma das mais populosas da cidade. A nova UBS integra o programa “Qualivida” da secretaria de Desenvolvimento Regional, que contará com R$ 835 mil em recursos estaduais e contrapartida da Prefeitura e será construída ao lado da Academia da Saúde, próximo ao local da cerimônia.

Em seu discurso, o Governador em Exercício destacou o trabalho de Olímpia e reforçou a importância dos projetos de retomada pós-pandemia, principalmente, no atendimento em Saúde. “Eu fico muito feliz quando eu vejo uma cidade indo bem, caminhando, com seu desenvolvimento econômico sustentável, tendo uma saúde melhor. Trazemos aqui hoje obras possíveis para melhorar a vida das pessoas e o Fernando aceitou as parcerias para Olímpia. Com essa pandemia gravíssima que nós passamos na saúde pública, no Brasil e no mundo, essa crise que nós vivemos, nós começamos agora a ver o pós-Covid. Essas unidades de saúde, são clínicas para dar atendimento também a essas pessoas que também estabeleceram essas necessidades. Nós temos que melhorar todos os dias a assistência em saúde e qualidade de vida dos municípios para no nosso povo”, ressaltou Carlão Pignatari.

Na área de Educação, o Estado assinou diversas autorizações de melhorias para escolas estaduais como a ampliação das Escolas Dalva Vieira Itavo e Doutor Wilquem Manoel Neves e cobertura da quadra para a Escola Comendador Francisco Bernardes Ferreira, em Ribeiro dos Santos. Além disso, o Governador em Exercício assumiu o compromisso de atender o pedido do prefeito para implantação de uma nova escola estadual de Ensino Fundamental II, no bairro Morada Verde, para suprir a demanda da região leste, que é a que mais cresceu nos últimos anos com os novos loteamentos. Ainda na Educação, o secretário Rossieli garantiu a adaptação de todas as escolas estaduais para período integral e a instalação de ar condicionado em todas as unidades.

Na questão de Infraestrutura, ocorreu a assinatura do Programa “Novas Estradas Vicinais” com o repasse de cerca de R$ 3 milhões para a recuperação funcional de 4 quilômetros da Rodovia Vicinal Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, que dá acesso à cidade pelo bairro rural Tamanduá.

Ainda houve anúncios e serviços na área de Assistência Social, com a notícia do repasse estadual de R$ 765 mil para construção de um novo Centro de Múltiplo Uso para a região do Morada Verde, com diversos atendimentos assistenciais e atividades para a comunidade, além de ter sido feita a entrega de vouchers dos programas estaduais Alimento Solidário e Vale Gás, que concedem auxílios às famílias em situação de vulnerabilidade.

Na ocasião, o deputado Geninho Zuliani falou sobre a importância da parceria com os municípios. “É um dia de alegria que calhou com o Carlão poder estar como Governador para estes grandes e importantes anúncios para Olímpia. São investimentos de grande porte que os prefeitos estão assinando convênios, recebendo dinheiro do Estado e aqui em Olímpia não é diferente, com essas grandes notícias para a cidade”, declarou.

O prefeito Fernando Cunha comemorou as conquistas que vão aprimorar a qualidade dos serviços no município e nos distritos. “Os anúncios de hoje são obras essencialmente voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população. Muitas vezes, lidamos com projetos prontos, que não estão diretamente ligados às reais necessidades da população e este ato tem um grande significado pra nós. Finalmente vamos conseguir melhorar a estrutura das escolas estaduais e teremos uma nova escola no Morada Verde, que há tempos estamos solicitando e, ainda o projeto de uma Clínica Municipal de Saúde, que vamos implantar aqui neste espaço para atender toda a região. Nós ampliamos Unidades de Saúde na São José, no Campo Belo, na Cohab I e II e aqui, na UBS Santa Ifigênia, não há espaço para ampliação, por isso, vamos construir esta nova unidade. É a relevância de chegar cada vez mais perto da população para investir no que realmente importa”, destacou o prefeito, agradecendo o apoio do Estado.

Esta é a terceira vez em dois meses que Olímpia recebe visitas oficiais de representantes do Governo do Estado para a entrega de grandes obras da iniciativa pública e privada. Atos que demonstram a representatividade do município no Estado e propiciam o diálogo mais próximo para a conquista de recursos que desenvolvam a cidade.