12 NOV 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Olímpia é contemplada com implantação de espaço comunitário de moradia gratuita para idosos
Ilustrativa
Promovendo cada vez mais qualidade de vida para os idosos, a Estância Turística de Olímpia acaba de ser contemplada com mais uma conquista. Trata-se da inclusão do município no Programa Vida Longa, do Governo do Estado.

A aprovação para o convênio foi publicada no Diário Oficial do Estado, dessa quinta-feira (11). O projeto consiste na implantação de um equipamento comunitário de moradia gratuita para pessoas com 60 anos ou mais, que sejam independentes para a realização das atividades da vida diária e preencham requisitos como situação de vulnerabilidade e risco social, inscrição no CadÚnico, renda mensal de até dois salários mínimos, entre outros. A construção conta com 28 moradias, além de áreas de convivência social.

É uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados. Olímpia havia manifestado interesse na adesão, por indicação do deputado federal Geninho Zuliani, que fez gestão e deu total empenho para a conquista.

O Programa tem o objetivo de oferecer serviço socioassistencial de acolhimento a fim de promover maior socialização dos moradores em comunidade. O equipamento conta com unidades habitacionais autônomas e diversos itens de segurança e acessibilidade, além de áreas comuns adequadas e paisagismo diferenciado para proporcionar um ambiente agradável para o convívio social.

Segundo a publicação oficial, o município deve receber um recurso estadual de R$ 4,8 milhões para a instalação. Com a aprovação no Programa, a Prefeitura irá assinar o convênio com o Estado, em breve, para, posteriormente, dar sequência aos trâmites legais e abrir licitação para as obras. Para a implantação, será destinada área na região leste, próxima ao bairro Morada Verde. Todas as informações sobre o funcionamento do local serão divulgadas com base nos critérios definidos e em momento oportuno.

“Este é um importante programa para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos idosos, principalmente, os mais vulneráveis que precisam de uma atenção ainda mais especial. É uma ação que tem fundamental papel social e, por isso, tivemos o interesse em aderir. Agradeço ao trabalho do deputado Geninho que, mais uma vez, nos auxiliou em conquistas para nossa cidade e esperamos podermos logo dar sequência nesta obra para beneficiar os moradores”, declarou o prefeito Fernando Cunha.