08 DEZ 2021
SAÚDE
Mais uma vez, Olímpia está entre os 30 municípios do Estado premiados pelo Programa Parcerias Municipais
Como resultado do trabalho voltado ao desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida da população, a Estância Turística de Olímpia foi uma das 30 cidades paulistas premiadas pelo Programa Parcerias Municipais, do Governo do Estado.

O município foi destaque nas ações de políticas públicas voltadas à saúde, no que diz respeito à “Redução da Mortalidade Infantil e Materna”, sendo contemplado, entre as cidades com 50 e 100 mil habitantes, com verba de R$ 400 mil. O anúncio da premiação ocorreu nessa terça-feira, dia 07, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, que cumpria agenda na capital para discutir diversas demandas para a cidade.

Os recursos serão repassados por meio de convênios firmados com a secretaria estadual de Desenvolvimento Regional e serão destinados a obras de infraestrutura urbana indicadas pela Prefeitura.

O programa estadual foi dividido em três categorias: “Melhores Resultados”, “Parcerias em Ação” e “Top 3”, com premiações para municípios com população inferior a 50 mil habitantes, outra entre 50 e 100 mil habitantes e uma com população superior a 100 mil habitantes.

Olímpia foi premiada na categoria “Parcerias em Ação”, que beneficiou os municípios com a melhor execução dos planos de ação e engajamento com o programa, em cada um dos oito desafios lançados, sendo que a cidade se destacou no Desafio 4 sobre a redução da mortalidade infantil. Na mesma categoria, Mira Estrela foi contemplada entre as cidades com até 50 mil habitantes e recebeu R$ 200 mil, e Ferraz de Vasconcelos, acima de 100 mil hab., com R$ 700 mil.

Os desafios do programa foram selecionados a partir de um extenso estudo que aponta para as áreas em que o desempenho de São Paulo deixa a desejar, em comparação com padrões de referência, e que requerem melhor coordenação das ações entre o Governo do Estado e os municípios. Desta forma, os que apresentaram maior evolução e melhor desempenho na avaliação dos indicadores foram premiados.

Em 2019, ano base final da análise, Olímpia registrou 7 óbitos a cada mil nascidos, índice melhor que o do Estado, que teve 11/1000. Com relação à mortalidade materna, o município não registrou nenhum óbito, enquanto a média do Estado ficou em 49. Os dados são do DataSUS – Ministério da Saúde.

Segundo a Saúde, a melhoria dos indicativos é resultado do trabalho mais próximo e humano que tem sido realizado pela equipe de Atenção Básica, com acompanhamento gestacional com, ao menos, sete consultas durante o pré-natal; alta responsável em parceria com a Santa Casa, com agendamento de consulta para a mãe e o bebê até o 15º dia de vida; a ampliação do acesso à métodos contraceptivos, inclusive emergenciais; incentivos ao planejamento familiar e aos direitos reprodutivos; além da alta cobertura vacinal do calendário destinado a crianças menores de 1 ano e de gestantes; e atendimento pediátrico na UPA e nas Unidades de Saúde.

Na região, somente cinco cidades foram premiadas. Além de Olímpia, Mira Estrela, Fernandópolis, Bebedouro e Santa Clara D’Oeste se destacaram na melhoria dos índices em áreas diversas.

Esta é a segunda vez que Olímpia é premiada no programa, que foi criado em 2019. No ano passado, a cidade se destacou em ações de combate à violência sexual no Estado, com recurso de R$ 250 mil.