20 DEZ 2021
Processo seletivo do IBGE para Censo 2022 tem 56 vagas para Olímpia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com inscrições abertas para o processo seletivo de recenseadores, agentes censitários municipais e agente censitário supervisor para o censo demográfico 2022. O processo seletivo simplificado e por tempo determinado é destinado a selecionar candidatos para realização do Censo 2022, que ocorrerá no período de junho a agosto do próximo ano, e os interessados podem se inscrever até o dia 29 de dezembro.

Ao todo, a região de Barretos conta com mais de 269 vagas. O candidato deverá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. As taxas para participar da seleção variam de R$57,50 (para recenseadores, com exigência de nível fundamental) e R$ 60,50 (para ACM – agente censitário municipal e ACS – agente censitário supervisor, com exigência de nível médio) e podem ser pagas até 25 de janeiro.

As provas serão aplicadas no dia 27 de março de 2022. A previsão é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar. O salário para ACM é R$ 2.100,00 e ACS R$ 1.700,00 com jornada de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

Os candidatos para essas funções farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

Para Olímpia do total de vagas, 50 são para recenseadores, sendo 37 vagas de ampla concorrência, 10 vagas para PPP (pessoa preta ou parda), 03 vagas para PCD (pessoa com deficiência). A cidade também conta com 01 vaga para ACM (agente censitário municipal) e 05 vagas para ACS (agente censitário supervisor), sendo 01 para PCD, 01 para PPP e 04 para ampla concorrência. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/09.