04 FEV 2022
GABINETE
Olímpia passa a contar com nova secretaria municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana
Com o objetivo de aperfeiçoar o gerenciamento dos serviços municipais, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia promoveu uma reorganização administrativa com a criação de uma nova secretaria municipal, desta vez, de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana.

A composição da nova pasta foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e, conforme prevê a Lei Nº 4.723/22, terá como atribuições todas as respectivas funções de cada uma das áreas que contempla, sendo dividida em dois departamentos, o da Guarda Civil Municipal e a Divisão de Trânsito e Mobilidade Urbana, que terá o Setor de Sinalização Viária e Infrações de Trânsito e o Setor de Transporte Coletivo, Escolar e Individuais.

Assim, passarão a fazer parte da secretaria a regulamentação e operação de todo o serviço de trânsito, incluindo veículos, pedestres, animais e ciclistas, como sinalização, segurança, fiscalização, aplicação de penalidades, desenvolvimento de ações educativas, políticas públicas de mobilidade urbana, administração do estacionamento rotativo, entre outros. Também está entre as responsabilidades toda a gestão e vistoria dos serviços de transporte público e privado como táxis, fretamento escolar, motofrete, e etc.

Além disso, como descrito, a nova secretaria coordenará ainda a Guarda Civil Municipal e os serviços de segurança, que incluem a central de videomonitoramento. Sobre a guarda, o efetivo está em processo de admissão dos agentes aprovados em concurso, com previsão de início do curso de formação dos contratados até o próximo mês.

A pasta está passando ainda por um processo de transição organizacional uma vez que absorverá atribuições e departamentos de outras secretarias e também da Prodem, que está em fase de liquidação gradual, que deve perdurar por alguns meses até que todos as atividades sejam realocadas para não haver descontinuidade na prestação dos serviços.

Todas as informações sobre o prédio da nova secretaria e os telefones de contato serão divulgados em breve.

NOVO SECRETÁRIO
Conforme Decreto Nº 8.338/2022, publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (04), quem assumirá o comando da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, será Dr. Hélio Lisse Júnior, que se licenciará do cargo de vereador para contribuir com a Administração, a partir da próxima segunda-feira, dia 07.

Hélio Lisse Júnior é delegado regional aposentado da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, tendo atuado em várias cidades. Exerceu o cargo de delegado seccional de municípios e comarcas, alcançando o cargo máximo de delegado regional do Estado de Minas Gerais. Possui formação em Direito pela faculdade FADIR, de São José de Rio Preto, formação técnica em contabilidade e diversos cursos em gestão de segurança pública. Foi professor de Direito nas faculdades UNIESP e UEMG nas áreas de criminologia, antropologia, Direito Penal e Processual Penal. Enquanto delegado, recebeu inúmeros títulos de cidadão honorário e títulos de honra ao mérito como reconhecimento aos grandes trabalhos prestados à sociedade. Em 2016, Hélio Lisse Júnior disputou as eleições municipais pela primeira vez, concorrendo ao cargo de vereador na cidade de Olímpia, sendo eleito com 591 votos. Em 2020, foi reeleito vereador recebendo 993 votos, sendo o 5º vereador mais votado no município. É filho de Hélio Lisse e Odete Kitaoka Lisse, casado com Cláudia Regina Fossalussa, tem dois filhos, Lucas e Larissa, e uma neta, Luiza.