24 FEV 2022
OBRAS
Olimpia inicia certificação de plantas, desmembramento e aglutinação de imóveis de forma online
Serviços são realizados por meio da plataforma Acto Obras e Habite-se, trazendo mais agilidade e transparência nos processos administrativos

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia acaba de liberar novos serviços digitais que vão facilitar ainda mais a vida dos cidadãos, engenheiros, arquitetos e construtoras. Por meio da plataforma Acto Obras e Habite-se, desenvolvida pela InMov, do Grupo Eicon, referência em soluções para a gestão pública, já é possível certificar plantas e solicitar desmembramento e aglutinação de imóveis de forma totalmente online. Desde outubro de 2021, também já era possível realizar a baixa bancária 100% digitalmente pelo Acto.

“Uma das evoluções trazida pelo Acto está em garantir que o documento, que antes exigia assinatura física e carimbo do engenheiro e arquiteto responsável pela obra, proprietário e prefeitura, agora seja feito de maneira simples e automática”, afirma Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon. O documento recebe o chamado carimbo eletrônico, em que é integrado um QR Code e o Código de Verificação e Autenticidade, trazendo total segurança para a aplicação.

Outros benefícios do sistema são desburocratizar, simplificar e agilizar a abertura de projetos, como certidões e alvarás, e garantir que todo o processo não tenha fraudes. “A prefeitura ganha em agilidade e impessoalidade, trazendo mais transparência nos procedimentos”, destaca Rodrigues.

O sistema beneficia o morador que necessita construir ou realizar obra em seu empreendimento, por meio de uma interface mais ágil e totalmente digital, evitando o uso de papel e sem que o solicitante precise fazer o pedido presencialmente. A adoção do sistema Acto oferece ao usuário benefícios como comunicados enviados eletronicamente, possibilidade de sanar dúvidas a respeito da execução da obra por meio do chat da plataforma, protocolo de serviços todos pela internet, atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, e acompanhamento passo a passo do projeto.

Acesse o portal da Prefeitura e saiba o passo a passo para utilizar o Acto: www.olimpia.sp.gov.br / aba Cidadão / Obra Fácil