16 MAR 2022
SAÚDE
Saúde alerta sobre aumento de casos de dengue e reforça importância das medidas de prevenção

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, mesmo intensificando a orientação aos moradores por meio das visitas dos agentes de controle de vetores aos imóveis, tem encontrado grande quantidade de criadouros e recipientes com água em bairros da cidade. Os três primeiros meses de 2022 já registram 182 casos positivos, o que representa o dobro de casos dos últimos dois anos. Em 2020, foram registrados 55 casos positivos e, em 2021, 83 casos durante todo ano.

De acordo com a secretaria de Saúde, desde o início do ano, foram vistoriados 29.535 imóveis e encontrados centenas focos com larvas do mosquito transmissor em piscinas de casas de temporada sem manutenção, vasilhas de cães com água sem limpeza, plantas e objetos como garrafa, recipientes, latas, baldes, lonas e vasos com água parada. Os agentes têm se empenhado na conscientização e na ação ativa para destruir criadouros e focos de Aedes Aegypti pelo município.

Para o coordenador do setor de Endemias, José Roberto Fígaro, as visitas diárias aos imóveis e a retirada dos focos com o bloqueio de criadouros são as primeiras ações que devem ser realizadas, não só pelas equipes como com a ajuda de toda a população. O município segue ainda promovendo a nebulização em regiões com casos positivos, sendo que, até agora, 14.287 imóveis já foram nebulizados e novas ações de nebulização serão realizadas nos próximos dias.

Dentre os casos positivos, os bairros que mais têm incidência são o Centro, São José e o distrito de Ribeiro dos Santos. Nas últimas visitas, o maior foco de criadouros foi encontrado nos bairros Santa Ifigênia, São José, Jardim Cisoto, Centro e no distrito de Ribeiro dos Santos.

A Saúde alerta que a primeira etapa do combate à dengue é ter consciência sobre a importância de manter quintais limpos e longe dos criadouros, uma vez que a grande quantidade de recipientes com água e larvas encontrados dificulta o combate ao Aedes aegypti. A luta é conjunta e é preciso que todos estejam atentos para evitar uma situação alarmante da doença, como já é realidade em outras cidades da região, que inclusive decretaram epidemia de dengue.

Em caso de identificação de focos ou de flagrante do acúmulo de recipientes com água parada, o setor de Combate às Endemias deve ser comunicado. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 16h, na fica na Rua Júlio Ferranti, nº 429, São José, ou pelo telefone (17) 3281-2879. O morador pode também registrar demandas pela Ouvidoria, no 162, ou pelo site www.olimpia.eouve.com.br