28 MAR 2022
SAÚDE
Saúde promoveu ações especiais de vacinação e exames para mulheres no último sábado (26)
O último sábado, 26 de março, foi de mobilização especial da Saúde em Olímpia. As equipes de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica promoveram ações de prevenção a diversas doenças.

Uma delas foi a vacinação contra a Covid, que funcionou em horário especial, das 8h às 16h, para imunização de crianças, adolescentes e adultos, com foco, principalmente, na aplicação da 3ª dose às pessoas com mais de 18 anos e 4ª dose aos idosos acima de 80 anos, que já completaram quatro meses da 3ª dose.

Segundo balanço da Saúde, foram aplicadas 260 vacinas, ao longo do dia, sendo 62 em crianças e 198 em adultos, no município e nos distritos. A vacinação segue disponível nos mesmos pontos, de segunda a sexta, das 8h às 16h, sendo o público infantil nas UBS da São José e Santa Ifigênia e pessoas com 12 anos ou mais, na Av. dos Olimpienses (ao lado da UPA).

Na próxima semana, deve ser ampliada a faixa etária do público de 4ª dose, conforme anunciado pelo Governo do Estado. O município aguarda a chegada das vacinas para poder comunicar a população.

CAMPANHA DA GRIPE
Olímpia começou também, no sábado, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Realizada por etapas, inicialmente, estão sendo priorizados os idosos com 80 anos ou mais e os profissionais de saúde. O primeiro dia de vacinação registrou a aplicação de 108 doses.

A imunização segue disponível durante a semana, das 8h às 16h, na Av. dos Olimpienses. Vale ressaltar que não é mais necessário intervalo entre os dois imunizantes, assim, os idosos acima de 80 anos, podem aproveitar a oportunidade para se proteger simultaneamente contra a Covid e a Gripe.

Para receber a vacina contra a Influenza, os idosos devem apresentar um documento com foto e CPF e os trabalhadores da saúde, um documento com foto, CPF e um documento que comprove o exercício da profissão.

Os próximos públicos a serem contemplados pela campanha serão divulgados em breve, conforme cronograma definido pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.

COLETA DE PAPANICOLAOU E TESTES RÁPIDOS
Ainda com o intuito de prevenir doenças, foi realizado no último sábado um mutirão de exames, destinados às mulheres, tendo em vista o mês comemorativo do “Lilás Roxo”.

Com isso, mediante agendamento prévio, algumas Unidades de Saúde do município e dos distritos fizeram coleta de Papanicolaou, responsável por identificar o câncer de colo de útero, com foco nas mulheres de 25 anos a 64 anos, principalmente àquelas que não realizaram o exame há mais de dois anos. Segundo balanço da pasta, ao todo, foram feitos 129 exames, que serão encaminhados para análise em Barretos. Em caso de algum diagnóstico, a Saúde entrará em contato com a moradora para o devido acompanhamento e tratamento.

A ação contou ainda com a realização de 27 testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C para a prevenção e tratamento precoce de doenças sexualmente transmissíveis.