07 ABR 2022
ADMINISTRAÇÃO
Mais de 200 servidores já foram convocados no primeiro trimestre deste ano para segurança, educação e outras áreas
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia ampliou o quadro de servidores efetivos no primeiro trimestre deste ano para atender diversas áreas, principalmente, segurança e educação. Somente de janeiro a março de 2022, foram mais de 200 convocações de candidatos aprovados em concursos públicos vigentes.

Segundo levantamento feito junto à Divisão de Recursos Humanos, do total de 212 convocações, 66 foram de agentes para a Guarda Civil Municipal, 87 professores, 45 escriturários, 6 monitores de creche, 4 inspetores de alunos, 2 diretores de escolas e 2 analistas de T.I.

Os candidatos habilitados são de concursos realizados em 2019, que ainda estão dentro da validade. As convocações ficaram suspensas nos últimos dois anos, devido à Lei Complementar Federal 173/2020, que, dentre outras questões, proibia os poderes públicos de aumentar despesas com pessoal devido aos impactos econômicos da pandemia da Covid, o que impossibilitou diretamente o chamamento de profissionais aprovados dentro do período, como foi o caso da criação da GCM de Olímpia, que foi postergada pelo impedimento legal.

Enquanto a lei estava em vigência, só eram autorizadas contratações para reposição de funcionários em cargos de vacância, que não gerassem impacto na folha de pagamento, ou chamamentos emergenciais para a área de Saúde, como ocorreu, na época, com a implantação do Gripário, por meio de processo seletivo, bem como a ampliação do quadro de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde para a UPA.

Encerrado o efeito da legislação em 31 de dezembro de 2021, assim que possível, a Administração retomou as convocações de acordo com as necessidades das secretarias. Ao todo, do total convocado, 112 candidatos foram admitidos e efetivados. Com a previsão de fim do prazo de validade dos atuais concursos, a Prefeitura já está realizando um levantamento junto aos departamentos para verificar os cargos que necessitam de profissionais a fim de abrir concurso para novas vagas até o próximo ano.