22 JUL 2022
EDUCAÇÃO
Rede municipal de ensino inicia segundo semestre letivo na próxima semana e orienta sobre matrículas para 2023
As férias escolares de julho da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia estão se encerrando nesta semana. Com isso, na segunda-feira, dia 25, os professores, coordenadores e equipes gestoras já voltam aos trabalhos com reuniões pedagógicas e capacitações e, a partir da próxima terça-feira, dia 26, os alunos retornam às aulas nas escolas municipais.

O segundo semestre letivo tem previsão de se encerrar em 19 de dezembro, conforme o calendário escolar de 2022, regulamentado pela Resolução SME (Secretaria Municipal de Educação) Nº 01, publicada no Diário Oficial Eletrônico do dia 07 de janeiro, com o objetivo de organizar as atividades curriculares.

A Educação orienta ainda os pais ou responsáveis sobre o período de inscrições para o ano letivo de 2023, que já está aberto e segue até o dia 28 de julho. Segundo o comunicado publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (22), para as crianças que não frequentaram a escola neste ano, as inscrições devem ser feitas em unidades escolares de Ensino Fundamental da rede municipal.

Para os alunos concluintes de Pré-Escola Municipal (Jardim II), devem ser realizadas na própria Unidade Escolar. Já para alunos concluintes da Pré-Escola da Rede Particular (Jardim II), devem ser feitas em escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, seguindo o critério de proximidade de residência.

Após o período de inscrições, os pais de alunos que não frequentaram a rede municipal neste ano, devem efetivar as matrículas no período de 01 a 17 de agosto de 2022 na escola mais próxima da residência.

Vale ressaltar que a matrícula para a Pré-Escola passou a ser obrigatória, desde 2016, para crianças de 04 a 05 anos, conforme a Emenda Constitucional nº 59/2009 e a Lei nº 12.796/2013. Para esclarecer dúvidas ou obter informações, os interessados podem entrar em contato com a secretaria de Educação pelo telefone (17) 3279-2300 ou procurar a escola municipal mais próxima.

Ao todo, a rede municipal conta com cerca de 5.800 alunos atendidos em mais de 30 escolas, nas modalidades Creche, Pré-Escola e Ensino Fundamental I.

UNIFORMES ESCOLARES
Após todos os impasses burocráticos de licitação enfrentados pela Administração Municipal para aquisição dos uniformes escolares deste ano, os alunos da rede municipal receberão as peças na próxima semana.

Esta é a primeira vez, desde o primeiro mandato, em 2017, que a atual gestão enfrenta dificuldades com a compra dos uniformes, tendo em vista que o município sempre entregou as peças no início do ano letivo. Para este ano, mesmo com a abertura do processo no ano passado e os prazos legais previstos, as adversidades das empresas participantes causaram diversos transtornos e viraram até causa judicial, gerando atraso na entrega.

Finalizado o novo processo de licitação, a empresa responsável entregará as mais de 30 mil peças previstas, no início da semana, que serão devidamente conferidas pela secretaria e distribuídas às escolas no decorrer dos dias. Além das duas camisetas de manga curta que já são entregues, cada aluno da rede também receberá bermuda e regata, um pedido do próprio prefeito Fernando Cunha, para proporcionar mais qualidade e conforto aos alunos.