28 JUL 2022
Educação tem programação especial para alunos e professores no 58º FEFOL
Minifestival
O Festival do Folclore de Olímpia tem como principal missão resgatar e preservar as manifestações culturais de todo o Brasil. Para isso, nada melhor que incentivar o aprendizado sobre as tradições para perpetuar a identidade de um povo através das gerações.

Pensando nisso, a secretaria municipal de Educação desenvolve um papel fundamental nesse processo, no decorrer de todo o ano letivo, com os projetos pedagógicos que abordam o folclore e a cultura popular e fortalecem Olímpia como a Capital Nacional.

Todo este trabalho pode ser prestigiado pelo público durante o FEFOL, com a programação diversificada e gratuita, coordenada pela Educação. Na última edição presencial, em 2019, as atividades reuniram cerca de 5 mil pessoas, com grande expectativa para a retomada neste ano.

Assim, durante a semana do Festival, entre os dias 08 e 12 de agosto, de segunda a sexta-feira, as atividades começam logo pela manhã, a partir das 8 horas, com a Gincana de Brinquedos na Arena do Recinto do Folclore e a Folclorança. As atrações visam remeter as crianças ao passado, na época dos pais e avós, vivenciando brincadeiras antigas e até confeccionando brinquedos, incentivando o resgate das tradições. Brincadeiras como corrida do saco, cabo de guerra, bolinha de gude, amarelinha, bito e pião fazem parte da proposta.

Na mesma semana, durante à tarde, a partir das 14 horas, ocorre o Minifestival, na Barraca A, do Recinto, no qual, os alunos da rede municipal apresentam danças de diversas regiões do país e interagem com os grupos visitantes, confraternizando a cultura.

Nos dias 8 e 9 de agosto, também na Barraca A, às 8 horas, haverá o Seminário de Estudos, voltado aos professores, que contempla palestras ministradas por folclorólogos, tendo como objetivo ampliar o conhecimento sobre o folclore e promover a troca de experiências para abordagem do tema em sala de aula, incentivando a preservação da cultura.

As atividades são gratuitas e abertas à participação de escolas não só de Olímpia como de outras cidades. Mais informações sobre a programação e o agendamento podem ser consultadas diretamente com a secretaria de Educação, pelo telefone (17) 3279-2300.

A participação da rede municipal no Festival do Folclore se faz presente também em um dos momentos mais emocionantes e esperados da festa, o Espetáculo de Abertura, que será no dia 06 de agosto. Ao todo, serão 450 participantes estão envolvidos na apresentação, a maioria deles, alunos da rede municipal de ensino.

No domingo, dia 07, pela manhã, a Missa em Ação de Graças ao FEFOL também é de organização da Educação. Na celebração, em que prevalece o ecumenismo, os grupos visitantes adentram a Igreja da Matriz de São João Batista cantando e dançando, conforme o ritmo de sua tradição, sempre com o traje típico e levando a bandeira de seu Estado e do grupo.

SOBRE O 58º FEFOL
Em 2022, o Festival do Folclore de Olímpia chega à sua 58ª edição, celebrando o Jubileu de Dália, conforme o legado deixado pelo seu idealizador, Professor José Sant’anna. Com o tema “Olímpia é o folclore brasileiro”, a festa receberá representantes de 18 estados brasileiros. Serão 56 participantes, sendo 32 grupos visitantes, 22 de Olímpia e duas apresentações culturais de orquestras. Do total, 35 grupos são considerados folclóricos e os demais parafolclóricos.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio cultural dos projetos do Governo do Estado, ProAC e Amigos da Arte, da Associação Olímpia para Todos, apoio instituciona da TV Tem (afiliada Globo) e patrocínio de empresas olimpienses.

Mais informações: