01 SET 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Social realiza palestras do “Agosto Lilás” para marcar luta pelo fim da violência contra a mulher
No mês que marca a luta pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria da Assistência Social, realizou nos últimos dias três palestras da Campanha “Agosto Lilás”. Uma ação para reforçar a importância de unir forças numa luta que é de todos: vítimas, sociedade, poder público e autoridades judiciais.

As palestras foram realizadas, na quinta-feira (25) no CRAS I (Santa Ifigênia), na sexta-feira (26) no CRAS II (São José) e nessa quarta-feira (31) no CRAS 3 (Jardim Luiza), com a participação da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), incluindo o presidente da OAB Subseção de Olímpia, Danilo Eduardo Melotti, e mediação da advogada, assistente social e vereadora, Edna Marques.

O “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio
da Lei Estadual nº 4.969/2016 , com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizando e conscientizando a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgando os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Em 2022, a Lei Maria da Penha, que é um instrumento de luta por uma vida livre de violência, completou 16 anos.

Nas palestras com rodas de conversa, as mais de 150 mulheres participantes discutiram temas relevantes para conter as violências e novas políticas públicas, adotadas por parceiros governamentais e não governamentais para prever ações de mobilização da sociedade no enfrentamento da violência doméstica e familiar. O Disque 180, um canal de denúncia e atendimento à mulher em âmbito nacional e internacional também foi divulgado. Por meio da ligação gratuita e confidencial, esse canal funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países. Além de registrar denúncias de violações contra mulheres, o ligue 180, encaminha aos órgãos competentes e realiza monitoramentos dando amparo legal com atendimentos e acolhimento.

Para a secretária da Assistência Social, Cristina Reale, a Campanha do ‘Agosto Lilás’ é mais uma forma de reforçar e apoiar essa luta. “Sabemos que a mulher tem uma participação fundamental na estrutura da sociedade. Respeitar e proteger as mulheres é dever de todos nós. Chega de violência”, disse Cristina.