02 SET 2022
Obras da creche do Jardim Maranata são retomadas após nova licitação
Após a contratação de uma nova empresa, as obras da creche da região do Jardim Maranata foram retomadas mais uma vez, recentemente, com a previsão de conclusão final no próximo ano.

Iniciada em 2018, a construção da unidade, que é um convênio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), já passou por diversos impasses, entre eles questões de documentação, problemas licitatórios e até dificuldades na liberação de recursos federais.

Por isso, os serviços ficaram paralisados por um período até terem sido retomados em 2019, por determinação do prefeito Fernando Cunha, que autorizou o investimento de todo o montante de recursos próprios da contrapartida do município para continuidade da construção.

No entanto, após a retomada, a obra foi abandonada pela empresa que era responsável, suspendendo novamente a execução. Diante da situação, a Administração Municipal necessitou abrir uma nova licitação para conclusão da creche.

Com os trâmites finalizados, a Concorrência Pública 02/22 teve como vencedora a SUSMAM Construção e Manutenção LTDA, que assumiu os serviços. No total, serão investidos cerca de R$ 2,3 milhões, sendo quase R$ 1 milhão em recursos próprios. O investimento municipal pode ser ainda maior, caso o convênio não seja repassado e a Prefeitura assuma o restante para concluir a obra, conforme garantido pelo prefeito, que quer a creche entregue e funcionando em 2023.

Os trabalhos ficaram paralisados na parte de alvenaria, sendo que, a partir de agora, serão executados piso, cobertura, instalações elétricas e hidráulicas, todos os revestimentos e acabamentos necessários.

O projeto faz parte do modelo Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil) – “Tipo 1”.

A intenção é que, depois de pronta, a unidade tenha capacidade de atendimento de até 376 crianças (de 0 a 6 anos incompletos), em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral, beneficiando os moradores da região dos bairros Jardim Maranata, Hélio Cazarini (Cohab III) e São José.