As cidades que compõem a Região Metropolitana de São José do Rio Preto realizaram, na manhã desta sexta-feira, dia 02, a primeira reunião do Conselho, marcando o início dos trabalhos para o fortalecimento regional.
Na ocasião, foi eleita a mesa diretora que representará a RM, tendo o prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, eleito como vice-presidente, ao lado do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, como presidente.
Com isso, os representantes terão mandato de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, liderando a gestão e demandas dos 37 municípios participantes, contemplando mais de 918 mil moradores.
A reunião abriu ainda os trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que irá nortear o planejamento e estabelecer diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população da região metropolitana.
Para auxiliar este processo o Governo do Estado contratou a consultoria da FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, considerada referência no mercado. A proposta do PDUI foi apresentada pelo coordenador dos estudos, Andrea Calabi. O encontrou contou também com a presença dos secretários estaduais, Rubens Cury (Desenvolvimento Regional) e Flávio Amary (Habitação), representando o governador Rodrigo Garcia.
“Olímpia está ligada a Rio Preto e com o apoio do Edinho, da Alesp e de todos vocês, conseguimos incluir nossa cidade e Severínia vindo junto na Região Metropolitana. Com essa eleição, pretendo agregar tudo que temos exercido em Olímpia, que é uma contribuição desenvolvimentista, principalmente, ligada ao turismo. Precisamos mobilizar a iniciativa privada para o investimento de recursos, criando condições de forma integrada para crescimento da região. Vamos buscar o desenvolvimento da indústria e da infraestrutura, reforçando a necessidade de duplicação da BR, da Assis Chateaubriand, incentivando o uso das ferrovias para logística e transporte da produção e fortalecendo a malha aeroviária, na qual Olímpia caminha a passos largos para implantar o transporte de cargas. Por isso, espero poder contribuir com projetos concretos e vamos nos empenhar ainda mais no desenvolvimento regional”, declarou o prefeito Fernando Cunha.