05 SET 2022
GABINETE
Olímpia forma primeira turma de agentes da Guarda Civil Municipal para reforço da segurança pública
Em uma manhã histórica e de grande emoção, a Estância Turística de Olímpia formou, no último sábado (03), a primeira turma de agentes da Guarda Civil Municipal. A cerimônia, realizada no Coreto da Praça Rui Barbosa, reuniu mais de 300 pessoas entre autoridades, formandos, familiares, forças de segurança e população em geral.

A criação da GCM é um dos principais projetos da gestão para reforço da segurança pública do município e, agora, entra de fato em operação com os agentes preparados para atuar no patrulhamento local, garantindo a ordem, proteção e a conservação do patrimônio público em todos os bairros da cidade e nos distritos.

A solenidade de formatura marcou a conclusão do curso ministrado pela Academia da Guarda Municipal de Campinas, considerada referência na formação. Com duração de quatro meses, os alunos foram capacitados sobre eixos legais, técnicos e éticos, em 5 áreas de conhecimento. O curso preparatório foi fruto de uma parceria do comando da Guarda de Olímpia com Campinas. A GCM conta com 50 agentes, sendo 45 homens e 5 mulheres, que foram habilitados por meio de Concurso Público.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito Fernando Cunha, que é paraninfo da turma, pelo secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi, o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana de Olímpia, Fabrício Raimondo, o Comandante da Guarda Municipal de Olímpia, Major Edson Rodrigues de Oliveira, o diretor da Academia da Guarda Municipal de Campinas, Vanderlei Trabuco, o presidente da Câmara de Municipal, vereador José Roberto Pimenta e o comandante da 2ª Cia da PM de Olímpia, Capitão Marlon de Assis Magro.

A cerimônia contou com diversas apresentações oficiais e homenagens, características das formalidades militares, que encantaram o público presente. O momento de maior emoção foi marcado pela entrega dos brevês pelos padrinhos, madrinhas e familiares aos guardas.

Paraninfo da turma, o prefeito Fernando Cunha entregou um mimo de boas-vindas e em agradecimento aos agentes e falou sobre a importância desta conquista para a cidade. “A criação da GCM e a formação desta primeira turma é a prova de que as coisas de fato acontecem nos municípios, que têm que suprir as necessidades dos cidadãos que, muitas vezes, o Estado e o Governo Federal não conseguem e aqui em Olímpia temos feito muito isso. Então, aqui está esse marco. A Guarda vem para complementar a segurança e atuar em harmonia com a Polícia Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros. Quero desejar que vocês façam o melhor trabalho possível e sejam felizes na carreira de vocês. Olímpia espera de vocês um trabalho solidário para com as pessoas, é isso que a gente quer para o nosso povo e para a nossa cidade, por isso, parabéns a vocês e sucesso”, declarou o prefeito.

A implementação da GCM de Olímpia está em andamento desde 2019 e sofreu impasses legais devido à pandemia. No entanto, a Administração, com o apoio dos vereadores, adotou todas as medidas necessárias para garantir os direitos dos aprovados e a concretização do projeto. Empenho que foi reconhecido e lembrado pelos agentes, durante a solenidade.

“Com a chegada da pandemia, o nosso sonho de vestir a farda azul marinho parecia se tornar cada vez mais distante, mas a homologação do concurso garantiu segurança aos candidatos e, neste ano, caindo a validade da Lei Complementar Federal que paralisou o andamento da convocação, o prefeito Fernando Cunha cumpriu sua promessa, fazendo a tão esperada nomeação aos candidatos. A posse do cargo trouxe ânimo e energia de volta aos futuros Guardas Municipais e, foi com esta garra, que este governo municipal nos enviou para a melhor academia de formação de guardas do Brasil”, destacou em seu discurso o orador da turma, GCM Daiton de Souza.

Agora, com a formatura, os agentes passam a atuar oficialmente no município, em conjunto com a Central de Videomonitoramento, forças locais de segurança, patrulhamento do trânsito, preservação do patrimônio, entre outras áreas, circulando pelos bairros da cidade, oferecendo mais agilidade e eficiência no trabalho preventivo para o bem estar da população. Para as atividades, a equipe conta com todos os equipamentos necessários, além do fardamento e das viaturas equipadas. São três veículos Renault Duster 2022 adquiridos com recursos próprios, além de dois veículos S10 do Programa Segurança no Campo, quatro motocicletas e dois cães, cujos equipamentos ficaram expostos durante a solenidade na Praça.

Além disso, a Guarda Municipal ainda ganhará novo reforço no próximo mês. Isso porque a Câmara de Vereadores aprovou um pedido do prefeito Fernando Cunha para a criação de mais 12 vagas de agentes, que serão convocados neste mês de setembro, ampliando o efetivo local que terá, então, 62 Guardas Municipais, atuando nas ruas da cidade.