30 SET 2022
TURISMO
Olímpia avança em Irmanação com o município de Tiko, na República de Camarões, para fortalecimento cultural e econômico
Estabelecendo mais uma parceria internacional a favor do intercâmbio cultural e econômico, a Estância Turística de Olímpia avança na Irmanação com um novo município. Desta vez, a cidade coirmã será Tiko, que fica na República de Camarões, na África.
Para selar as tratativas, foi assinado no fim da tarde desta quinta-feira, dia 29, o Memorando de Entendimento entre as cidades, com a presença da comitiva camaronesa em visita a Olímpia.

A breve cerimônia, realizada no Gabinete Executivo da Prefeitura, contou com a participação,  na mesa de honra, do prefeito Fernando Cunha, do prefeito de Tiko, Peter Ikome Mesoso, do primeiro da embaixada de Camarões no Brasil, Dr. Paulin Martial Tchezente, o responsável pelo projeto de irmanação, Sr. Yves Patrice Mbollo Ndedi, o responsável pela cooperação econômica, Sr. Robert Monika Nyame Nbella, o secretário-executivo do Codevar, presidente da rede de Consórcios e do Fórum Internacional Nova Economia, Victor Borges, e o presidente da Câmara de Vereadores, José Roberto Pimenta (Zé Kokão). A delegação de Tiko esteve composta ainda pela secretária geral da Prefeitura de Tiko, Sra. Lovelyjoy Eri ita Epse Tatason, acompanhada da Sra. Enanga Mokolo Mokoko Epse Mesoso Serah.

Tiko é uma cidade portuária, localizada no sudoeste da República de Camarões, e é considerada um destino popular para turistas que visitam o país. Tem uma área industrial que é maioritariamente ocupada pelo CDC (Camarões Cooperação para o Desenvolvimento), que produz borracha, banana e óleo de palma. Originalmente chamada Keka, é uma cidade que se destaca no mercado para pescadores, agricultores e caçadores, além de ser muito visitada pelos amantes do golpe, devido aos seus clubes. Com população estimada em mais de 78 mil habitantes, também abriga as forças especiais, o que explica a paz e a segurança desfrutada pelos habitantes.

Para o prefeito de Tiko, Peter Ikome Mesoso, o ato irá unificar as duas cidades a favor do desenvolvimento coletivo. “Estamos muito felizes em estar aqui em Olímpia nesta tarde. Agora, juntos, Tiko e Olímpia, seremos um só. Estamos aqui para conhecer essa cidade mas também para falarmos sobre negócios. Esse projeto de Entendimento era muito aguardado e agora é um sonho que se torna realidade. Uma parceria com interesse mútuo”, declarou.

“Tudo começou com uma visita que fizemos a diversas embaixadas em Brasília e fomos muito recebidos na de Camarões, que nos apresentou Tiko e seu potencial de crescimento e o interesse na Irmanação. Por isso, decidimos assinar o Memorando de Entendimento, com o apoio dos vereadores, em mais um projeto para fortalecer nossa cidade até mesmo internacionalmente. Esse documento vem para abrir portas e Olímpia estará aberta a contribuir com Tiko e Camarões e também para receber ensinamentos sobre a cultura e projetos para o crescimento econômico”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

Com a assinatura do Memorando, Olímpia oficializa seu compromisso e alinha interesses e expectativas para os direitos e deveres entre as partes, a fim de fortalecer os laços entre as nações. Além do intercâmbio cultural para potencializar cada vez mais a diversidade, o projeto tem o objetivo de estreitar laços comerciais, abrindo caminhos para negócios internacionais que beneficiem os envolvidos mutuamente e gerem cada vez mais emprego e renda em diversas áreas econômicas.

IRMANAÇÃO COM A OLYMPIA ANTIGA - GRÉCIA
Esta é a segunda geminação que a Estância Turística de Olímpia promove. Em 2019, a cidade se tornou coirmã da Olympia Antiga, da Grécia, com um ato realizado em agosto de 2021, marcado pela inauguração do monumento da Deusa Nikki (Deusa da Vitória), implantado no Vale do Turismo.

Com o feito Olímpia se comprometeu a difundir e fomentar os ideais olímpicos de amizade, paz e fraternidade entre as nações, levando esse conhecimento aos moradores e também aos cerca de 3 milhões de turistas que visitam a cidade todos os anos. Entre os principais projetos para esta irmanação estão a busca pelas raízes culturais, como o epidauro, com a proposta de construção de um Balneário voltado ao uso das águas termais para tratamento, além do fortalecimento turístico e econômico das duas cidades.