06 FEV 2023
EDUCAÇÃO
Univesp abre inscrições para Vestibular 2023 com 60 vagas para três eixos educacionais no polo de Olímpia
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp abriu nesta segunda-feira, dia 06 de fevereiro, as inscrições para o Vestibular 2023, para os mais de 350 polos em todo o Estado. Em Olímpia, são ofertadas, no total, 60 vagas para os três eixos educacionais disponíveis.

Ao todo, são nove cursos gratuitos em três eixos de ingresso, sendo 20 vagas para o Eixo de Licenciatura (Pedagogia, Letras, Matemática), 20 para o Eixo de Computação (Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação) e 20 para o Eixo de Negócios e Produção (Engenharia de Produção, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais).

As inscrições seguem até o dia 30 de março, às 23h59, taxa de R$ 51,75, e devem ser feitas exclusivamente pelo site vestibular.univesp.br. A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 28/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 19/05. O início das aulas está previsto para o final de julho de 2023.

Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2020, 2021 e 2022, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. Caso a nota do ENEM 2022 não seja divulgada até o dia 30/03, não valerá para esse processo seletivo. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Do dia 06/02, até às 23h59, do dia 09/02, as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

O processo seletivo é de responsabilidade da Vunesp e todas as informações do vestibular e as inscrições estão disponíveis no site, https://univesp.br/vestibular. Em caso de dúvidas, o candidato pode ainda acessar o “Fale Conosco” do site da Vunesp, pelo site www.vunesp.com.br/faleConosco ou pelo “Disque Vunesp”, por meio do telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 08h às 18h.

POLO DE OLÍMPIA
Em Olímpia, o polo que beneficia centenas de alunos desde 2017 tem suas aulas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com videoaulas, bibliotecas digitais e material didático e ainda atividades acadêmicas presenciais, tendo à disposição dos alunos toda a estrutura necessária como computadores, impressora e internet. Desde 2022, o polo físico está funcionando na EMEB “Prof. Maurício César Alves Pereira”, localizada na Rua Agostinho Custódio, n.º 186, no Jardim Leonor.