14 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Olímpia implanta sistema de ensino “Trilhas” com novo material didático para melhoria do aprendizado na rede municipal
Os investimentos na Educação para melhoria da qualidade do ensino e da estrutura oferecida aos alunos são, mais uma vez, prioridade na Estância Turística de Olímpia. Com o objetivo de aprimorar o aprendizado e a formação das crianças, o município acaba de entregar o novo material didático que será utilizado a partir deste ano letivo de 2023.

O sistema de ensino “Trilhas” foi apresentado em uma visita do prefeito Fernando Cunha à EMEB Professor Eugênio Zaccarelli, na tarde desta terça-feira (14), acompanhado da secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha, da diretora da unidade, Lucilene Abreu, da equipe gestora da secretaria e da escola.

O novo material, que se destaca por seu uso em instituições particulares de todo o país, chega para fortalecer a metodologia de ensino e a aprendizagem com conteúdos que integram conhecimentos e formação de valores aos recursos impressos e digitais, com o objetivo de estabelecer um processo de ensino dinâmico e coerente para o estudante. A ideia é prepará-lo não apenas para os desafios da vida acadêmica, mas também formar cidadãos conscientes e atuantes, inserindo as crianças em um contexto de práticas pedagógicas que conciliam as vivências e brincadeiras com o devido suporte do professor para desenvolver o potencial do aluno.

Para isso, o trabalho explora, com o apoio do apostilado, ações e atividades que estimulem a reflexão crítica e uma formação baseada em valores, respeitando as necessidades e a faixa etária de cada modalidade de ensino. Assim, para a Educação Infantil, o material conta com atividades que incentivem o encantamento pela leitura, o uso de músicas e brincadeiras no aprendizado, bem como no Ensino Fundamental, o uso de materiais lúdicos associados a propostas que envolvam maior participação também da família, além da ferramenta “Aceleradores de Resultados”, que são um conjunto de soluções educacionais que auxiliam os estudantes no desenvolvimento de múltiplos conhecimentos e variadas habilidades durante todo o ano letivo.

A mudança do sistema de aprendizado em toda a rede municipal já vinha sendo estudada pelo município, a pedido do prefeito Fernando Cunha, como proposta de atualização da metodologia, tendo em vista que o sistema atual estava em uso há 14 anos. Além disso, a novidade chega para acompanhar os investimentos que têm sido realizados na Educação, principalmente, com a exploração dos recursos tecnológicos, como a aquisição de tablets e, agora, das mesinhas digitais, buscando oferecer aos alunos uma imersão maior e mais adequada ao universo em que vivem, aliando o estudo à convivência em sociedade, tornando-os cidadãos mais preparados.

“A meta maior é estabelecer uma relação articulada entre o currículo escolar e as tecnologias digitais, com o auxílio de um sistema de ensino que proporcione essas duas possibilidades, utilizando metodologias inovadoras, resultando em uma aprendizagem eficaz e o desenvolvimento do pensamento crítico. Agradeço todo o apoio do prefeito que sempre nos incentiva a buscar novos mecanismos e ferramentas que proporcionem a evolução do aprendizado dos nossos alunos e garantam qualidade educacional e de estrutura em nossas escolas”, explicou a secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha.

O novo material didático é dividido por bimestre, sendo que os 4 volumes e os 2 livros literários ficam nas escolas, enquanto a agenda de tarefas e atividades que precisam ser feitas em casa com o apoio da família são levadas pelos alunos. O kit conta ainda com brindes, como uma lancheira térmica e estojo, de acordo com a faixa etária. As apostilas estão sendo entregues nesta semana nas unidades e os professores já estão planejando a utilização, bem como passarão por formação pedagógica no início do próximo mês.

O material pertence à FTD Educação, considerada a mais completa editora de livros didáticos do Brasil. A intenção do município é também de que com as escolas e os alunos ainda mais preparados, haja melhoria do desempenho de Olímpia em avaliações e índices importantes da educação, como Saeb, Ideb, Saresp, entre outros.

Com isso, a rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia iniciou o novo ano letivo com novidades que melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida dos alunos. Os uniformes contam com a entrega de duas camisetas, duas bermudas e uma regata, o material escolar é adequado para cada modalidade, uma nova creche foi inaugurada com ampliação do atendimento em período integral e, além, das mesinhas digitais instaladas em todas as creches, novos tablets estão sendo adquiridos para crianças da pré-escola, ampliando a utilização que, no primeiro ano de implantação, havia sido destinada aos alunos do Ensino Fundamental.