04 ABR 2023
SAÚDE
Vacina bivalente contra a Covid será ampliada para pessoas com comorbidades a partir desta quarta (05) em Olímpia
Um novo público passa a integrar os grupos prioritários aptos a receber a vacina bivalente contra a Covid em Olímpia. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a partir desta quarta-feira, dia 05, pessoas de 12 a 59 anos com comorbidades também poderão se imunizar.

Para receber a dose da vacina bivalente a pessoa deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida. O novo grupo deve se encaixar na relação de doenças elencadas pelo Ministério da Saúde, sendo aceitas as comorbidades autodeclaradas, sem necessidade de atestado médico, porém mediante apresentação do cartão de vacinação da última dose para conferência.

A imunização está disponível de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 15 horas, em todas as Unidades de Saúde, incluindo o ARE (Postão). Para os distritos, a vacinação segue às quintas-feiras, em Ribeiro, e às sextas-feiras, em Baguaçu.

Agora, incluindo as pessoas com comorbidades, também estão aptas a receber a dose, idosos de 60 anos ou mais de idade, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores, imunossuprimidos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir dos 12 anos), indígenas, quilombolas, entre outros.

Além da dose bivalente, o município segue também com a aplicação das demais doses para a população em geral e com a vacinação infantil contra a Covid. Para crianças de 06 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, a aplicação da Pfizer Baby passa a ser às terças e quintas-feiras, na Unidade Básica de Saúde ‘Dr. Waldomiro Paiva Luz’, das Cohab I e II, sem necessidade de agendamento. Mais informações pelo link: bit.ly/Vacina_COVID.

O Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação para resgatar na população brasileira a confiança nas vacinas para que o Brasil volte a ser referência mundial em altas coberturas vacinais, visando reforçar a proteção contra a Covid e outras doenças.

Confira a relação de comorbidades elencadas para vacinação com a vacina bivalente:
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatias congênita no adulto
  • Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
  • Diabetes mellitus
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
  • Doença hepática crônica
  • Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
  • Doença renal crônica
  • Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial estágio 3