14 ABR 2023
Olímpia adota novas medidas e reforça ações de segurança nas escolas
Pensando no bem-estar e na proteção dos alunos e professores das escolas da Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura tem adotado, nos últimos dias, diversas medidas que visam garantir maior segurança nas unidades. A mobilização tem ocorrido devido à sensação de insegurança que se disseminou por todo o país, tendo em vista os atentados em escolas, registrados recentemente.

Assim, apesar de não ter sido registrado nenhum caso em Olímpia, para combater a situação e tranquilizar estudantes, educadores, servidores e familiares, o município intensificou a ronda escolar, com a destinação de um Guarda Civil exclusivo para cada escola municipal. Viaturas, motos e até os cães da GCM também estão envolvidos no trabalho de patrulhamento pelas unidades e de toda a cidade.

Nesta semana, começaram a atuar ainda os novos controladores de acesso contratados emergencialmente, somando mais de 30 vigilantes na supervisão geral das escolas, principalmente, no portão principal, atentos às possíveis situações suspeitas.

Medidas de orientação também foram reforçadas com as equipes gestoras das unidades como a necessidade de manter os portões eletrônicos fechados e para apresentar novos mecanismos que serão implantados para melhorar a segurança, como é o caso da implantação de concertina em todas as unidades e ampliação dos muros das escolas nos casos necessários.

Seguindo com a estratégia de proteção, na manhã desta sexta-feira, dia 14, a secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana promoveu uma reunião com a secretaria de Educação para discutir as medidas em vigor e falar sobre a integração de um sistema de acionamento da GCM e demais forças de segurança por meio de um botão de pânico que interligará as escolas à Central de Videomonitoramento, melhorando a vigilância e também o atendimento às variadas ocorrências.

Outra ação que também está em implantação é a aquisição de detectores de metais para uso nas escolas, a fim de aprimorar a identificação de objetos que possam ocasionar possíveis situações de risco. O município tem ainda agido com o apoio das Polícias Militar e Civil, no patrulhamento das demais instituições de ensino da cidade e na investigação de casos suspeitos.

“A segurança é uma das bases essenciais para a qualidade de vida das pessoas e, em Olímpia, não medimos esforços para investir em equipamentos e estrutura que melhorem a proteção. Agora, com essa situação, vimos ainda mais a importância de termos criado a Guarda Municipal e, nesta semana, adequamos o trabalho da GCM para atuar nas escolas em parceria com a contratação emergencial de novos controladores de acesso e apoio da Polícia, além de outras medidas permanentes que vamos implementar para melhorar a segurança das crianças e dos professores como um todo”, declarou o prefeito Fernando Cunha.