28 ABR 2023
GABINETE
Defesa Civil de Olímpia participa de oficina preparatória para Operação Estiagem
A Estância Turística de Olímpia, por meio da Defesa Civil, participou na quarta-feira (26), na cidade de Bebedouro, da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem 2023. A ação, realizada na Fundação Coopercitrus-Credicitrus, reuniu membros da defesa civil de 19 municípios da região que participaram de um treinamento com ações teóricas e práticas com foco na Estiagem 2023 sob orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Com o objetivo de especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuação nas ocorrências típicas do período de estiagem e demais ações pertinentes, a oficina trabalhou pontos importantes com abordagem no acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem e o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência (PAME), Monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA) e Inserção de dados no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC), Protocolo de acionamento de aeronaves e Crimes ambientais relacionados a incêndios.

A oficina contou também com parte prática e treinamento de campo expondo as técnicas de combate a incêndios, regras de segurança e deslocamento em terreno, além da exposição de materiais básicos de combate a incêndio florestal. Participaram da capacitação os servidores municipais e membros da Defesa Civil de Olímpia, Gisleine Fernandes Cazonatto, Bruno Fréu Garcia e Marcos da Silva Ribeiro.

A estiagem é um período prolongado de baixa pluviosidade no qual a perda de umidade do solo é superior a sua reposição. Essa seca em longo período com fraca distribuição da chuva, provoca grave desequilíbrio hidrológico e danos ambientais, com isso, a necessidade de planos de emergência e o trabalho intensificado da Defesa Civil para segurança da população.