Visando orientar e fortalecer a conscientização da população para abandonar o tabagismo, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizou no início da semana uma palestra para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado internacionalmente no dia 31 de maio.
A data, criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, chamando a atenção da população no intuito de alertá-la quanto aos malefícios causados ao organismo humano pelo uso do tabaco e seus derivados.
Desta forma, na última segunda-feira (29), durante o encontro do Grupo de Tabagismo de Olímpia foi realizada uma palestra direcionada a reforçar as formas de trabalhar o vício e estratégias para alcançar o objetivo de como parar de fumar, além de frisar a importância do grupo de tabagismo. A palestra foi ministrada pelo médico cardiologista, Dr. Euder Quintino de Oliveira.
Atualmente, o grupo conta com 17 participantes, cujas reuniões ocorrem, às segundas-feiras, das 19h às 20h, na sede do CRI – Centro de Referência do Idoso. Uma equipe multiprofissional, formada por médica, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, farmacêutica, dentista e fisioterapeuta, oferece todo o atendimento e suporte necessários para os participantes.
Para participar, basta manifestar interesse no CRI, deixando o nome e o contato, sem a necessidade de encaminhamento. O Centro de Referência do Idoso funciona, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Waldemar Lopes Ferraz, 650 – Centro.