05 JUN 2023
GABINETE
Tem Arte atrai mais de 5 mil pessoas com atividades culturais e recreativas gratuitas para os olimpienses
A manhã desse domingo, dia 04 de junho, foi de muita alegria e diversão gratuita na Estância Turística de Olímpia, com uma programação cultural e de lazer recheada de atrações para crianças, jovens e todas as famílias com o projeto Tem Arte. Com recorde de público, mais de 5 mil pessoas estiveram na Avenida dos Olimpienses, curtindo a 3ª edição do evento, das 9h às 12h.

O Tem Arte, que é uma iniciativa da TV Tem em parceria com a Prefeitura, contou com diversas atividades gratuitas como cantinho do desenho e da leitura, oficina de brinquedos, brincadeiras folclóricas infantis, brinquedos infláveis, pintura facial e escultura de balões, além de distribuição de pipoca, algodão-doce, refrigerante, cachorro quente, entre outros. Uma novidade, neste ano, foi a plataforma giratória 360º que registrou o momento de diversão dos presentes em um vídeo especial personalizado, disponibilizado em tempo real.

No palco, as apresentações culturais da EMEB Dona Benta com a peça teatral “Duelo dos Mágicos” das professoras Daniela e Edlaine e o espetáculo de dança “Frevo Vassourinha” da EMEB Theodomiro da Silva Melo, em referência ao trabalho com o folclore na rede municipal, com coreografia da professora Karen Bruna Quiles de Oliveira, divertiram o público.

Animação também não faltou com os recreadores dos parques aquáticos Thermas dos Laranjais e Pit Stop da Neve, que interagiram com o público com dança, sorteio de brindes, e muita música. Os mascotes Laranjito (Thermas), Dino (Vale dos Dinossauros), Pinguim e Olaf (Pit Stop da Neve) também agitaram as crianças e toda população. O mascote oficial da Prefeitura, “Summer” fez a galera dançar e se alegrar com os hits do momento.

O momento mágico do evento foi o espetáculo do grupo Hot Beach, com a apresentação cultural “Reino Encantado”. Os personagens vestidos como Moana, Princesas, Frozen e dançarinos do Reino fizeram até nevar no TEM ARTE para delírio das crianças. Um teatro de fantoches, apresentado pelos personagens “Lilo e Lila” da Assistência Social também levaram um recado importante sobre a denúncia do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Alegria também não faltou com mix musical apresentado pelas meninas da Associação Cultural de Olímpia.

Em 2022, a edição já havia sido um sucesso e, neste ano, superou as expectativas. Toda a programação foi preparada a pedido do prefeito Fernando Cunha, para proporcionar lazer, cultura, entretenimento e utilidade pública para as famílias olimpienses de forma gratuita.

Aproveitando o fluxo de pessoas no local, o Tem Arte contou com espaços de serviços importantes para a população, como a coleta da Campanha do Agasalho e a tenda de vacinação infantil, que atualizou a caderneta vacinal das crianças e ampliou a proteção contra doenças, com a aplicação de 86 doses da Influenza e 20 doses contra o Covid.

A equipe de Controle de Endemias orientou o público presente sobre a dengue e escorpião e o pessoal do Thermas dos Laranjais entregou mudas de crotalária para o combate ao mosquito transmissor e composto orgânico para plantas. Houve ainda distribuição de 200 mudas de diversas espécies pela equipe do Meio Ambiente e 08 cães e 02 gatos do Centro de Acolhimento Animal ganharam novos lares na tenda de adoção responsável.

O evento teve como grande diferencial, em Olímpia, o Ponto de Apoio à Criança com Deficiência e Transtornos, assim, o Tem Arte inclusivo garantiu lazer e cultura para todas as crianças. Foram distribuídas pulseiras prioritárias, dando suporte necessário para uso do espaço e dos brinquedos.

A organização do evento foi coordenada pela Chefia de Gabinete do Prefeito, com o apoio das secretarias de Educação, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, Obras, Engenharia e Infraestrutura, Turismo e Cultura, Zeladoria e Meio Ambiente, Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal.