Os profissionais da Educação da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia serão contemplados com um novo reajuste salarial. Um projeto de lei, proposto pelo prefeito Fernando Cunha, foi aprovado pelos vereadores em sessão extraordinária nessa quinta-feira (29), garantindo 7,96% de aumento para mais de 650 servidores que atuam na educação municipal.
A proposta regulamenta o novo piso nacional do magistério e deverá ser paga junto com a remuneração do mês de julho, retroativa a janeiro. Vale ressaltar que o reajuste contempla tanto o suporte pedagógico (diretores e supervisores) quanto os professores efetivos e temporários, do magistério e também com ensino superior.
Segundo a Administração, a elaboração da proposta buscou valorizar tais profissionais, dentro das possibilidades financeiras do município, considerando a dotação do FUNDEB, da LOA 2023. Cabe acrescentar ainda que, com o aumento, a diferença entre o valor repassado ao município e o custo estimado para a folha de pagamento ultrapassa os R$ 3 milhões para os cofres municipais.
Buscando valorizar a categoria, este é o quarto reajuste concedido aos profissionais da Educação, desde janeiro de 2022 até agora. Considerando os reajustes anuais oferecidos a todos os servidores públicos municipais da Prefeitura, em 2022 (14,5%) e 2023 (6,5%), mais a adequação ao piso nacional, regulamentada em novembro do ano passado, com 13,26% aos professores com magistério e 6% aos professores com ensino superior, e mais a nova readequação salarial de agora (7,96%), o índice de aumento pode chegar a mais de 40% no período.
Outro ponto de destaque é que com a aprovação do novo piso, a hora/aula em Olímpia passa a ser uma das maiores entre grandes cidades da região, com valor médio de R$ 23,45.
É importante frisar também que a Administração sempre atua com planejamento e responsabilidade fiscal a fim de beneficiar os servidores dentro dos limites financeiros e possibilidades do município, sendo que já está em estudo uma nova proposta de reajuste salarial anual para todos os servidores municipais para o exercício de 2024.