28 NOV 2023
SAÚDE
Saúde e Social reforçam conscientização sobre câncer de próstata durante a Campanha “Novembro Azul”
Após intensificar a prevenção ao câncer de mama com a campanha do “Outubro Rosa”, neste mês foi a vez de reforçar os cuidados dos homens em relação ao câncer de próstata, com a Campanha “Novembro Azul”.

Para isso, equipes da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social, estão realizando atividades para toda população nas UBS - Unidades Básicas de Saúde e nos CRAS – Centro de Referência a Assistência Social, com o objetivo de alertar para a importância da prevenção.

Durante todo o mês, a Saúde tem promovido ações voltadas aos pacientes do público masculino atendidos na rede pública. Entre as atividades estão a disponibilização de cartazes informativos sobre a doença e decoração das unidades para chamar a atenção dos moradores, com orientações em sala de espera sobre sintomas e sinais e ainda convocação dos homens para consulta médica no período recomendado.

Já nesta quarta-feira (29), às 9h, encerrando a mobilização especial, será realizada uma Palestra na Câmara Municipal, aberta a toda população, com o urologista Dr. Leonardo Pompeo e o psiquiatra Dr. João Paulo Cristófolo Júnior, com o tema: “Novembro Azul – O melhor tratamento é a prevenção.”

Já as atividades da secretaria de Assistência Social ocorrerão durante os encontros de Fortalecimento de Vínculos e Socialização, que neste mês, abordam o “Novembro Azul” e a Conscientização da Violência contra a Mulher, junto às famílias assistidas pela rede de proteção.  As ações foram iniciadas nesta terça-feira, 28, com os moradores da área de abrangência do CRAS II – São José. No dia 29, será a vez do Centro de Múltiplo Uso, em Ribeiro dos Santos, às 14h, e do CRAS I – Santa Ifigênia. Por fim, no dia 30, a conscientização será às 14h, no Centro de Múltiplo Uso de Baguaçu e, às 15h, no CRAS III – Jardim Luiza.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele, com incidência ainda maior na terceira idade, tendo em vista que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Entre os principais fatores de risco para incidência da doença estão a idade (após os 50 anos), histórico familiar, hábitos alimentares e estilo de vida inadequados, excesso de gordura, entre outros. Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A conscientização sobre a doença se faz ainda mais importante tendo em vista que o câncer de próstata tem evolução silenciosa, sendo que muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma e, quando identificam, o caso já está em fase avançada, dificultando o tratamento. Por isso, a realização de exames e o acompanhamento médico são de fundamental importância para o diagnóstico precoce.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024