28 NOV 2023
GABINETE
Servidores terão o maior reajuste salarial dos últimos anos com aumento de 8% nos salários e mais de 50% no Auxílio Alimentação
Reforçando o compromisso de beneficiar os servidores e zelar pelo equilíbrio financeiro da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, acaba de ser aprovado o reajuste salarial para o exercício de 2024 dos servidores públicos municipais da Administração Direta e Indireta.

A fim de antecipar o debate sobre o aumento já contemplando os trabalhadores a partir de janeiro do próximo ano, foram discutidos e aprovados os projetos de lei, propostos pelo prefeito Fernando Cunha, sobre a revisão salarial e dos benefícios na sessão da Câmara dessa segunda-feira (27).

As propostas passaram por votação favorável e unânime dos vereadores, aprovando reajuste de 8% sobre os vencimentos fixos mensais e passando de R$ 330,00 para R$ 500,00 o Auxílio Alimentação, o que representa um aumento de mais de 51% no benefício.

A medida visa gratificar o servidor desde o início do ano, comprovando o planejamento da gestão e o compromisso e respeito com a categoria. Vale ressaltar ainda que os índices propostos foram definidos com base no equilíbrio fiscal com as contas públicas e a previsão orçamentária, não só repondo a inflação acumulada no período, mas também proporcionando um ganho real aos funcionários, principalmente, com o aumento do Auxílio Alimentação, que beneficia igualitariamente todos os servidores.

O reajuste anual é concedido todos os anos pela Administração, sempre buscando atender a categoria, dentro dos limites de gastos com pessoal exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O aumento contempla os servidores da Prefeitura, do Daemo, do Instituto de Previdência OlímpiaPrev e aposentados e pensionistas com paridade. Ainda pensando em beneficiar os servidores, outro projeto que foi aprovado pelos vereadores foi o aumento em R$ 500,00 na gratificação de função de diretores e chefes de setor, concedido aos cargos efetivos designados.

Cabe acrescentar que este é o maior aumento anual já concedido aos servidores desde o início do primeiro mandato da gestão, pensando no aumento das despesas e oferecer mais renda e qualidade de vida aos cidadãos, tendo em vista que a Prefeitura conta com cerca de 3 mil funcionários, sendo uma das maiores geradoras de emprego de Olímpia.

Além disso, cabe destacar também que a discussão e aprovação do projeto com antecedência permitem que o reajuste seja concedido já no vencimento de janeiro de 2024 e não só a partir de meados de março e abril, com pagamento retroativo, como ocorria em anos anteriores. As novas leis devem ser publicadas no Diário Oficial ainda nesta semana.

“Enviamos no fim deste ano os projetos de reajuste para que os servidores já possam receber a partir de janeiro e agradeço o apoio da Câmara que possibilitou isso. A maioria dos municípios está com dificuldades de pagar até o 13º salário e aqui nós conseguimos planejar e estruturar o quadro de funcionários, com redução de cargos, para manter o pagamento em dia e conceder este aumento. Conseguimos aprovar um reajuste de 8% para os nossos servidores, contra uma inflação de 4,6%. Então é um aumento real de quase 100% e ainda aumentamos o Auxílio Alimentação em mais de 51%, que os vereadores entenderam que era o melhor para favorecer os que ganham menos porque é um valor líquido para o funcionário, sem descontos. Isso significa que o aumento real médio para os servidores no ano que vem será de 11%. É isso que eu tenho satisfação de comunicar a vocês. É o momento de reconhecer os nossos servidores, que estão aqui para atender a nossa população”, destacou o prefeito Fernando Cunha.