16 JAN 2024
Inscrições para casas populares em Olímpia começam na próxima segunda (22)
As famílias da Estância Turística de Olímpia em busca de realizar o sonho da casa própria devem ficar atentas às inscrições para as moradias populares que serão construídas no município. Isso porque, a Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, inicia na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro, o prazo de cadastro do Programa Habitacional de Olímpia "Meu Lar". Nesta primeira etapa, 150 unidades foram autorizadas na faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida.

As inscrições terão início a partir das 8h, na Casa da Cultura. De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, serão feitos agendamentos para melhor atendimento da população. “Teremos um atendimento dinâmico e com agendamento para que as pessoas não fiquem na fila. O morador deve procurar a Casa da Cultura, com os documentos solicitados. No local, haverá uma triagem para verificar os documentos para agilizar o atendimento e, caso a demanda seja grande, será feito agendamento para que o morador tenha mais comodidade”, explicou a secretária.

Para efetivar a inscrição, o cidadão precisa ter renda familiar de até R$ 2.640,00 e apresentar a documentação necessária como documentos pessoais de todos os integrantes da família (RG, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento ou declaração de união estável), comprovante de residência (conta de energia elétrica, conta de água, etc); documentos de comprovação de renda, se for empregado celetista, carteira de trabalho, holerite atualizado e declaração de imposto de renda; aposentados, extrato do INSS, e microempreendedor, apresentação do comprovante do MEI, declaração de imposto de renda ou declaração de isenção. Além disso, o interessado precisa cumprir alguns requisitos como estar no Cadastro Único atualizado há pelo menos 2 anos, ter Cartão Cidadão Olimpiense e residir no município há pelo menos 5 anos. Pessoas com deficiência, com câncer ou doença rara, crônica e degenerativa precisam apresentar o laudo atual.

Essa será a fase inicial, tendo em vista que o projeto do município é buscar mais moradias. “Compramos a área ao lado do Jardim Santa Fé, que vai até o Córrego dos Pretos, com cerca de 15 alqueires, onde dá para fazer 700 casas. Nós já aprovamos, em todos os órgãos do Estado, 490 lotes, que estão autorizados para construção. Nós apresentamos tudo isso ao Governo Federal e conseguimos, para esse primeiro momento, liberar 150 casas. Temos aprovação do Governo Federal, temos a escritura do terreno, a Prefeitura doou o terreno com o apoio e aprovação da Câmara Municipal, dos nossos vereadores, e agora temos o dinheiro do Governo Federal para as primeiras 150 casas. Vamos buscar as 700 casas de baixa renda para nossa cidade. É um compromisso nosso com a população de Olímpia”, concluiu o prefeito Fernando Cunha.

As inscrições seguem até o dia 29 de fevereiro. O atendimento será das 8h às 17h. A Casa da Cultura está localizada na Rua São João, 942, Centro.