02 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Professores da Rede municipal recebem capacitação e já se preparam para a volta às aulas de 2024
O primeiro semestre do ano letivo de 2024 já tem data definida para começar na Estância Turística de Olímpia. As aulas da rede municipal de ensino terão início na próxima quarta-feira, dia 07 de fevereiro. E, para atender os cerca de 5.600 alunos, os professores da rede municipal estão recebendo capacitações, junto aos coordenadores, diretores e equipes gestoras das escolas e da secretaria da Educação.
Ao todo, são mais de 563 profissionais capacitados que atuarão nas creches, pré-escolas e nas unidades de ensino fundamental. Como início da programação, na última terça-feira, dia 30 de janeiro, uma Oficina para professores de Educação Física foi realizada com diversas atividades esportivas e de integração.

Na quarta-feira (31), uma formação de música com o grupo Urutau de Teatro Experimental trouxe aos professores, a oficina “Criando e Cantando com o G.U.T.E”.  Uma atividade destinada aos educadores, com o objetivo de desenvolver de forma clara e criativa a musicalidade, as experiências cognitivas e sensoriais, a criação plástica e narração de histórias que tanto favorecem ao suporte de ensino e aprendizado dos alunos.

De forma artística e lúdica, a atividade tende a auxiliar o desenvolvimento do planejamento anual dos educadores, fortalecendo a criatividade durante as aulas. Foram mediadores do encontro a dupla de contadores de história e arte educação, Marcela Barbosa e Fábio Santos.

Dando continuidade às capacitações, na quinta-feira, dia 01 de fevereiro, e nesta sexta-feira (02), os professores receberam a capacitação de “Primeiros Socorros”, cumprindo a Lei Lucas (Lei nº 13.722/18) que foi sancionada, em 4 de outubro de 2018, exigindo que as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, se prepararem para atendimentos de assistência médica imediata.

As noções básicas de primeiros socorros para todos os funcionários das escolas municipais reuniram cerca de 780 profissionais no salão Olympus Eventos. A formação para diretores, assistentes de direção, professores coordenadores, professores (Base Nacional Comum, Período Complementar, Educação Física, Auxiliares, AEE e Projeto TA), monitores, inspetores de alunos e profissionais de apoio, foi ministrada pelo Prof. Luiz Augusto Duran.

A programação continua, na segunda-feira (05), com a palestra que marca o início do ano letivo de 2024, com o tema “Felicibilidade – A arte de ser feliz e se adaptar”. O evento, oferecido pela FTD – Sistema de Ensino, terá como palestrante a renomada mediadora motivacional e comportamental, Leila Navarro, que já esteve em 10 países, alcançando mais de 3 milhões de pessoas.

A secretaria da Educação aproveitando as férias, está realizando nas escolas os reparos necessários como pequenas reformas, roçadas e manutenções, para deixar tudo em ordem para o retorno das aulas. Os materiais escolares e kits de uniforme também já estão em processo de finalização e serão entregues nos primeiros dias de aula. No total, o município possui 31 unidades escolares, contemplando as entidades filantrópicas que prestam atendimento educacional com apoio da Prefeitura.