15 FEV 2024
SEGURANÇA, TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Primeira fase do Estacionamento Rotativo da Área Azul em Olímpia começa hoje (15) nas principais ruas da região central
O novo sistema de estacionamento rotativo implantado na Estância Turística de Olímpia inicia sua operação hoje, 15 de fevereiro, em uma primeira fase de implantação (área azul no mapa) nas principais ruas da região central. O serviço é de responsabilidade da empresa Olipark, pertencente ao Grupo ASG Engenharia, vencedora do processo de concessão.

Para organizar o sistema operacional, a empresa dividiu as 1.058 vagas em 4 etapas de implantação, Fase 1 – Azul; Fase 2 – Vermelha; Fase 3 – Verde e Fase 4 – Roxa. Nesta primeira fase “cor azul”, as 800 vagas existentes na área central contemplam as ruas: Américo Brasiliense (entre as ruas Dr. Antônio Olímpio x Joaquim Miguel dos Santos); São João (entre as ruas Américo Brasiliense x David de Oliveira); Dr. Antônio Olímpio (entre as ruas Américo Brasiliense x Bernardino de Campos); Cel. Francisco Nogueira (entre as ruas Américo Brasiliense x Bernardino de Campos); Joaquim Miguel dos Santos (entre as ruas Américo Brasiliense x Bernardino de Campos); Nove de Julho (entre as ruas Dr. Antônio Olímpio x Joaquim Miguel dos Santos); e David de Oliveira (entre as ruas Dr. Antônio Olímpio x Joaquim Miguel dos Santos).

As demais fases do mapa serão implantadas nas próximas semanas e comunicadas anteriormente pela Olipark. Vale lembrar que, ao todo, serão 975 vagas destinadas ao rotativo livre, 51 para idosos e 32 vagas para deficientes, devidamente autorizados por lei, com uso do cartão de identificação do condutor. Além disso, possuem gratuidade apenas os veículos oficiais e motocicletas.

O objetivo da área azul é melhorar a gestão do estacionamento público, oferecendo um serviço de qualidade que atenda às necessidades de moradores e comerciantes. O ticket da Área Azul, que é digital em Olímpia desde 2021, poderá ser adquirido pelo aplicativo “Digipare” possibilitando aos motoristas a aquisição pelo próprio celular, baixando o App, ou, se preferir, procurando os pontos físicos nas lojas do comércio credenciadas.

As vagas de estacionamento funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. O ticket de cada hora terá valor de R$ 2,50, conforme regulamentado pelo Decreto Nº 8513/22. As vagas estão demarcadas nas guias na cor azul e as ruas devidamente sinalizadas, com placas de identificação.