04 MAR 2024
GABINETE
TURISMO
Missa, culto ecumênico, novas exposições e entrega de praças revitalizadas encerram as comemorações dos 121 anos de Olímpia
A programação das atividades em comemoração aos 121 anos da Estância Turística de Olímpia se encerrou neste domingo, dia 03 de março, após diversas ações que foram realizadas desde a última quarta-feira, dia 28 de fevereiro. Atos religiosos, entrega de obras e melhorias em diversas áreas e atividades de cultura e lazer marcaram mais um ciclo de conquistas e história da cidade.

Os últimos atos ocorreram neste fim de semana. No sábado à noite, dia do aniversário, uma Missa em Ação de Graças foi celebrada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Frei Lucas Lisi. Os ritos litúrgicos contaram com símbolos e elementos em homenagem à cidade e as diversas fases e características de sua história, como os ciclos econômicos do café, da laranja e do turismo, a cultura, o folclore, entre outros.

No domingo pela manhã, um ato de respeito às diferentes religiões que compõem a sociedade olimpiense foi realizado no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa. Organizado em parceria com a Associação Olímpia para Todos, o Encontro Ecumênico pela Paz reuniu representantes da igreja católica, espírita e de matriz africana, como a umbanda, que, juntos, fizeram um momento de reflexão, oração e fé, reforçando a união e a paz.

À tarde, a ECO – Estação Cultural de Olímpia promoveu a abertura de três novas exposições culturais, No Salão 1, estreou a mostra “Heitor dos Prazeres: entre sambas e tintas”, com curadoria de Rafael Schunk, que ressalta a personalidade múltipla do artista plástico. O Salão 2 acaba de receber a exposição “Planeta Água – um mergulho na mitologia brasileira”, que reúne obras de seis artistas que atuam com maior expressão no interior de São Paulo e juntas atuam em projetos de arte contemporânea brasileira com caráter conceitual. A mostra tem curadoria de Edna Stradioto.

Já no Salão 3, o público pode encontrar a exposição “Adir Sodré: o olhar do colecionador”, com curadoria de Daisy Estrá e Beatriz Augusta Corrêa da Cruz, que apresenta um conjunto expressivo de obras do artista, reunidas na maior coleção particular de artes visuais produzida no centro oeste brasileiro. São exibidos desenhos, pinturas e vídeos do artista em processo de produção, de vários períodos, de maneira a percorrer sua trajetória, cuja poética está alicerçada em princípios estéticos que orientam e movimentam sua produção.

O ato simbólico de abertura contou com a participação do prefeito Fernando Cunha, do presidente da Câmara de Vereadores, Sargento Barrera, da secretária de Turismo e Cultura, Raquel Crepaldi, além do curador da mostra do Salão 1, Rafael Schunk, e da museóloga Rosiane Nunes, que conduziram os presentes por uma breve visita guiada pelas exposições.

Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância da ECO, que faz um resgate da história da cidade, sendo uma oportunidade de acesso gratuito à cultura aos moradores e também como mais uma opção de lazer aos visitantes, ampliando o potencial turístico de Olímpia. Desde sua inauguração, a ECO funciona como uma galeria de arte que recebe renomadas exposições temporárias, procurando oferecer um acervo inovador de modo a incentivar a visitação permanente ao local, que é o principal marco de restauração do patrimônio histórico da cidade. As novas mostras podem ser visitadas gratuitamente, de terça a domingo, das 15h às 21h.

Por fim, encerrando a programação oficial, no final do dia, foram entregues as obras de revitalização das Praças Mario David Andreazza e Guerino Bonadio, em benefício dos moradores das Cohab I e II.

As obras, que contaram com recursos intermediados pela vereadora Edna Marques, reformaram os espaços com instalação de novo piso, paisagismo, pintura, instalação de academia ao ar livre, playground, oferecendo um espaço com mais conforto e lazer aos moradores. Um show com o grupo de pagode Resenha A+, oferecido pela Associação Olímpia para Todos, finalizou a programação, com muita animação.

Estiveram presentes na entrega o prefeito Fernando Cunha, o presidente da Câmara Sargento Barrera, os vereadores Edna e Lorão, além do suplente Amaral, da secretária de Assistência Social, Cristina Reale, e do servidor, Fabrício Raimondo, representando o secretário de Obras, Túlio Pinheiro. Outros secretários municipais, servidores, o provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zaccarelli, representando a sociedade civil, além de moradores do bairro também prestigiaram o ato.

“Além dos investimentos em saúde e estruturais que fizemos aqui na Cohab I e II, como a ampliação da UBS e a iluminação de LED, também promovemos melhorias urbanísticas, como essas praças. São demandas trazidas pelos nossos vereadores que estão nos bairros para transformar esses espaços para que sejam aproveitados pela população do bairro. É nossa obrigação fazer isso e eu tenho um prazer enorme em estar caminhando para o final do mandato e ver vocês usando as praças da nossa cidade. Eu desejo a vocês que aproveitem mais esse equipamento e fechamos as comemorações dos 121 anos de Olímpia com essa obra. Muito obrigado a todos os olimpienses”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

Confira as fotos dos eventos: https://bit.ly/FotosOlimpia121anos