22 MAR 2024
SAÚDE
Dia Mundial da Água é comemorado com atividades educativas nas escolas municipais
Nesta sexta-feira, dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, considerado o bem mais precioso para a sobrevivência do planeta. Para marcar a data e reforçar a importância deste recurso natural e de sua preservação, diversas atividades estão sendo realizadas pelas escolas da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia.

Ao longo da semana, as unidades, incluindo as instituições filantrópicas, prepararam ações lúdicas, de mobilização e conscientização para que as crianças sejam multiplicadoras do conhecimento na comunidade escolar e incentivadas a crescer como cidadãos mais conscientes.

Palestras de orientação, produção de cartazes e materiais informativos, passeatas, teatros, apresentações culturais, plantio de mudas, ações de educação ambiental no geral, entre outras atividades, fizeram parte da programação, reunindo formas diversas de envolver os alunos no aprendizado deste tema tão importante.

Em algumas escolas, como na EMEB Dona Benta, as palestras relacionaram ainda a temática da água aos cuidados com a dengue, tendo em vista o cenário epidemiológico de todo o país, orientando, assim, as crianças sobre medidas de prevenção, entre elas a conscientização de que a água parada em recipientes é a principal forma de proliferação do mosquito transmissor da doença, que deve ser combatida para controlar a doença.

Tal ação contou com o apoio do setor de Controle de Endemias, que tem realizado um trabalho educativo constante nas unidades, levando uma maquete ilustrativa que demonstra as atitudes certas e erradas no combate ao mosquito dentro de casa. Mascotes e fantoches também estão sendo utilizados nas orientações para tornar o ensino mais atrativo. Na passeata, os alunos ainda distribuíram panfletos informativos sobre a dengue a moradores do bairro.

Em outra iniciativa durante esta semana, a Tereos percorreu escolas de Olímpia e da região com rodas de conversa ministradas por engenheiros e colaboradores, que abordaram o papel vital da água na sociedade e discutiram medidas adotadas pela empresa para sua preservação. Além disso, foram apresentadas formas pelas quais a comunidade escolar pode contribuir para a economia de água no cotidiano, complementadas por dinâmicas que ilustram o impacto de pequenas ações no consumo do recurso.

Complementando a atividade, em uma das ações práticas, os alunos tiveram a oportunidade de plantar mudas de árvores nativas, provenientes do viveiro da Tereos, como forma de aprender sobre a relevância do reflorestamento para o meio ambiente, a biodiversidade local e a qualidade da água. Em Olímpia, a ação ambiental foi realizada com alunos da EMEB Theodomiro da Silva Melo, que fizeram o plantio em uma área verde do município, às margens do Córrego do antigo Matadouro.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para reforçar a importância do recurso essencial e de sua preservação.