18 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Novos perueiros olimpienses começam a operar o transporte escolar rural a partir de segunda (22)
A partir da próxima segunda-feira, dia 22 de abril, o transporte escolar rural dos alunos da rede municipal de Olímpia começa a ser operado por uma nova empresa. Quem assume os serviços é a Viação Satível LTDA, vencedora do processo de licitação.

Segundo a secretaria de Educação, todas as tratativas necessárias já foram adotadas com a nova responsável para garantir o transporte, que atende cerca de 500 alunos da rede municipal. A empresa, que está totalmente apta e regularizada, tem ciência de todas as rotas rurais e demais obrigações para operar o serviço com qualidade e segurança aos estudantes.

Vale ressaltar que os motoristas contratados pela nova empresa são olimpienses e tiveram toda a sua documentação legal e pessoal analisada antes de assumirem os trabalhos. Além disso, a nova empresa é idônea e já atua em outras cidades do Estado, inclusive na região.

A mudança de responsabilidade do transporte rural ocorre em decorrência do encerramento do contrato com a atual prestadora, a Cooperativa de Trabalho de Condutores Autônomos de Transporte Escolar e Alternativo de Olímpia, cujo prazo contratual termina nesta sexta-feira, dia 19.

Dessa forma, para garantir a continuidade do atendimento aos alunos, foi realizada uma nova licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, sendo que a então responsável perdeu a concorrência por se cadastrar de forma equivocada no sistema de licitação, implicando em renúncia ao direito de preferência, que é previsto em lei. Cabe acrescentar que a cooperativa apresentou recurso no processo, que foi devidamente analisado e respondido pelos setores responsáveis em fevereiro deste ano, sendo o recurso indeferido e mantendo como vencedora a Viação Satível LTDA.

De acordo com a secretaria de Administração, o processo de licitação ocorreu de forma legal, pautado pela lisura e transparência, respeitando a legislação pertinente e que não houve nenhuma irregularidade no andamento dos trabalhos, bem como todos os esclarecimentos que envolvem a questão estão sendo prestados.

Com relação à insegurança de pais ou responsáveis sobre a mudança, uma vez que a atual responsável prestou os serviços por muitos anos no município, a secretaria de Educação reforça que está em constante diálogo com a nova empresa e que irá acompanhar a transição dos trabalhos para minimizar possíveis transtornos e garantir o atendimento mais eficaz e de qualidade aos alunos, bem como está à disposição dos interessados para esclarecer quaisquer dúvidas que se façam necessárias.