As ações de combate à dengue continuam ativas na Estância Turística de Olímpia. A partir desta quinta-feira, dia 6 de março, os agentes de endemias percorrem novos bairros para realizar bloqueios e nebulização veicular, a fim de controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O trabalho seguirá nos dias 7 e 10 de março.
A ação de controle e prevenção será realizada em três dias nos bairros Santa Fé, Jardim Alvorada, Campo Belo, Jardim Luiza, Cecap e Distrito Industrial I e II. A nebulização veicular começa a partir das 18h. Vale lembrar que, nas áreas atendidas, os moradores estão sendo comunicados diretamente via carro de som informativo, reforçando a importância da colaboração.
O bloqueio é uma ação realizada pelos agentes de endemias nas regiões com casos positivos de dengue. Com foco no controle da situação epidemiológica, o trabalho da equipe consiste na vistoria das residências para eliminar recipientes que possam acumular água e tornar-se criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Entre as medidas adotadas, está a busca ativa por novos casos suspeitos para controlar a situação epidemiológica, bem como a orientação da população sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito e, consequentemente, o agravamento da doença no município.
Com os imóveis limpos, a nebulização veicular pode ser realizada, conforme orientação do Departamento Regional de Saúde (DRS) e liberação do inseticida. A nebulização é mais uma medida de combate ao Aedes aegypti, eliminando o mosquito em sua fase adulta.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Olímpia registra, em 2025, 131 casos positivos da doença, entre eles um óbito. O município segue com as ações, e os próximos locais onde serão realizados o bloqueio e a nebulização veicular serão divulgados assim que forem definidos.