Os contribuintes da Estância Turística de Olímpia precisam ficar atentos para não perder o prazo de vencimento dos tributos referentes ao exercício de 2025, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ISSQN fixo. A primeira parcela e o pagamento em cota única vencem na segunda-feira, dia 10 de março.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista do IPTU terão 10% (dez por cento) de desconto. Outra opção é o pagamento parcelado, que pode ser efetuado em até dez vezes, porém sem direito ao desconto.
Em relação ao ISS Fixo e à Taxa de Licença para Funcionamento, os contribuintes também terão direito a desconto — nesse caso, de 5% (cinco por cento) — se optarem pelo pagamento à vista. Outra possibilidade é o parcelamento em até seis vezes.
Segundo a Secretaria de Planejamento e Finanças, 49.094 carnês de IPTU foram emitidos, sendo 6.709 para terrenos e 42.385 para construções.
Para o exercício de 2025, os tributos tiveram apenas a reposição da inflação acumulada pelo IPCA no período, que corresponde a 4,87%, conforme previsto no Código Tributário Municipal e em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.
A Administração Municipal mantém incentivos fiscais, como descontos para adimplentes (FIC Azul), pagamento à vista e outros benefícios (FIC Verde e Animal Amigo). Além disso, quase 5.800 imóveis estão isentos do pagamento do IPTU, benefício garantido por lei a pessoas com deficiência, portadores de neoplasia, templos religiosos, entre outros.
O Município reforça a importância do pagamento desses tributos, uma vez que os valores arrecadados são utilizados para a manutenção e melhoria dos serviços públicos oferecidos à população, como saúde, educação e outras áreas prioritárias.