Uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Zeladoria e Meio Ambiente deu início a mais uma iniciativa importante para a formação dos alunos da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia sobre consciência ambiental.
O projeto de Educação Ambiental é voltado às escolas de ensino fundamental I, trabalhado em eixos temáticos, de acordo com o ano escolar. As escolas receberão durante o ano de 2025, palestras com técnicos do meio ambiente e da causa animal para a formação teórica e orientações. Além disso, são também realizadas visitas a campo para que os alunos possam ter a vivência dos conteúdos recebidos. O cronograma teve início na última semana.
Para os alunos do 1º ano, está sendo abordado o tema “Descarte de Pilhas, baterias e eletroeletrônicos” para orientar os alunos sobre o descarte correto desses materiais. Com os alunos do 2º ano, o tema trabalhado é “A Profissão Veterinária e Bem-estar Animal”, como forma de incentivar o cuidado animal e minimizar casos de abandono e maus tratos.
Já os alunos do 3º ano realizam visita ao Viveiro Municipal, recebendo orientações no local sobre Arborização Urbana e o cuidado com o meio ambiente. A visita ao viveiro é uma oportunidade para despertar a consciência ambiental, promover o respeito à natureza e incentivar o cultivo e os cuidados com as plantas.
Por fim, com os alunos do 4º e 5 anos, é abordado o tema “Tratamento de Água e Esgoto”, com palestras em sala de aula e visitas agendadas à ETA – Estação de Tratamento de Água da Sabesp. A ação é uma estratégia educativa que ajuda a promover a conscientização ambiental, além de permitir que as crianças compreendam o processo de tratamento da água e a importância de preservá-la.
Os profissionais responsáveis pelo projeto são o médico veterinário e responsável técnico do Centro de Acolhimento Animal, Dr. Carlos Alberto Ferreira Mendonça, e a Gestora e Educadora Ambiental, Jaqueline Marilia Barbosa. Aliado a essa atividade, os professores e educadores da rede municipal também receberam recentemente, uma capacitação no Centro de Educação Ambiental para ampliar o conhecimento e trabalhar o tema em sala de aula.