Esta terça-feira, dia 27 de maio, foi marcada por uma entrega especial na Estância Turística de Olímpia. O município inaugurou o Residencial “Milton Campos”, empreendimento do Programa Vida Longa, do Governo do Estado, por meio da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo.
O equipamento, localizado no Viva Olímpia, é um condomínio de moradia popular, voltado a atender idosos que se enquadram em requisitos sociais. Ao todo, são 28 moradias de 34 m², com quarto/sala, cozinha e banheiro, mobiliadas e equipadas com todos os itens de segurança e acessibilidade necessários. Além das casas, o local conta com espaço de convivência e lazer, horta, academia ao ar livre, sendo uma iniciativa inédita na cidade.
O programa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em parceria com a Prefeitura, que, com a entrega, passa a ser responsável sobre o custeio e a manutenção do empreendimento.
Os idosos contemplados foram selecionados por indicação social, encaminhados pelo CRAS e pelo CREAS, com base nos critérios do programa. São cidadãos já acompanhados pelo Município e inscritos no CadÚnico, com 60 anos ou mais, renda de até dois salários mínimos, que residem em Olímpia há pelo menos dois anos, tenham independência para realizar suas atividades diárias, estejam em situação de risco social e vulnerabilidade e, vivam sozinhos ou com vínculos familiares fragilizados.
O espaço leva o nome do saudoso olimpiense, Milton Campos, que faleceu em 2024, aos 106 anos de idade, sendo o mais antigo morador local na data de seu falecimento. Servidor público estadual aposentado, seu Milton foi um dos fundadores da Congregação dos Vicentinos da Igreja Católica olimpiense, sempre estando à frente de ações solidárias em prol aos necessitados. De família tradicional e conhecido por todos em Olímpia, viveu por mais de um século, uma vida com total lucidez, sendo cortez e atencioso com todos que o cercavam.
A entrega oficial, realizada na tarde desta terça, contou com a presença do secretário estadual responsável, Marcelo Branco, representando o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito Geninho Zuliani, o gerente regional da CDHU - São José do Rio Preto, Felipe Marques, a diretora da DRADS de Barretos, Márcia Muzetti, representantes da empresa responsável pela obra, assessores de deputados, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Olímpia, Ana Cláudia Zuliani, o presidente da Câmara, Flávio Olmos, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Edna Marques, vereadores, secretários municipais, imprensa, idosos contemplados, familiares do homenageado, servidores e sociedade civil.
Antes da cerimônia oficial, o Coral da Terceira Idade – Grupo Nova Esperança, fez uma apresentação musical para o público presente. Durante a solenidade, foram entregues as chaves de 5 das 28 unidades habitacionais, sendo um momento de grande alegria e emoção. Após o evento, as autoridades e o público puderam conhecer o empreendimento e visitar uma casa modelo, inaugurada simbolicamente para marcar a entrega.
“A Prefeitura, o Estado e a União devem preparar os nossos municípios pra receber bem e cuidar daqueles que cuidaram da gente, pra cuidar de quem tanto trabalhou. Então, a política para a terceira idade tem que estar presente em nosso dia. Eu me orgulho muito de ter inaugurado o primeiro CRI – Centro de Referência do Idoso, que é uma UBS especializada, o Centro Dia, que é uma espécie de creche para acolher os idosos durante o dia e outros equipamentos que proporcionam dignidade e qualidade de vida”, destacou o prefeito Geninho Zuliani.
Ainda na solenidade o prefeito sancionou a Lei Nº 5.102, aprovada pelos vereadores, que institui o Programa Municipal “Habita+Olímpia: Dignidade, Cor e Cuidado para Quem Mais Precisa”, de Melhoria Habitacional em Áreas Regularizadas e dá outras providências.
Confira a lista dos idosos selecionados:
1. Appio Rodrigues Filho
2. Alonso dos Santos
3. Isabel Dias
4. Antônia Divina da Silva Santos e Roberto dos Santos
5. Selma Maria Batista/ Cir Pereira dos Santos
6. Elias Ribeiro da Rocha
7. Denisse Assen
8. Ivone Valentim e Maria Aparecida Valentim
9. Maurina Bispo
10. Ana Montaro
11. Geni Bosce Porto
12. Lourdes Stefanini de Souza / João José de Souza
13. Maria Alice do Prado
14. Benedita Gomes da Silva
15. Luiz Geraldo Borges
16. Carlos Roberto da Costa
17. Maria Benedita das Dores
18. Otávio Martins
19. Soeli Correa Sant Ana
20. Maria Luiza Flavio
21. José Antônio da Silva
22. Terezinha de Jesus Scatti
23. Carlos Roberto Manoel
24. Katia Regina Camargo Maciel
25. José Muniz
26. Maria Aparecida da Silva
27. Sebastião Braz Gizoldi
28. Nelson de Oliveira