A Estância Turística de Olímpia acaba de avançar na melhoria no desempenho do Indicador Criança Alfabetizada. Segundo dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, 74,72% dos alunos do 2º ano da rede pública municipal foram considerados alfabetizados, superando a média nacional de 59,2% e a estadual (58,13%).
A avaliação, divulgada pelo Inep a partir dos resultados do SARESP 2023, considera como alfabetizadas as crianças que atingem nota igual ou superior a 743 pontos na escala do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Essa é a referência oficial adotada pelo Ministério da Educação para definir se o estudante domina as habilidades essenciais de leitura e escrita ao fim do 2º ano do ensino fundamental.
O município avançou quase 15% percentuais em relação a 2023, com 61,2% dos alunos até o 2º ano foram considerados alfabetizados, o que demonstra evolução e aproximação da meta nacional, que prevê que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até 2030, ou seja, mais de 80% com desempenho adequado, um patamar que Olímpia está muito próximo e que deve ser atingido em breve, com o trabalho desenvolvido com a Educação e a capacitação constante.
“Vemos esse resultado como um fruto do trabalho dedicado dos professores, que queremos investir ainda mais para oferecer um ensino cada vez melhor e a certeza de um futuro promissor para as crianças olimpienses. Vamos seguir com foco na primeira infância, na formação continuada dos profissionais da Educação, uso de tecnologias e acompanhamento pedagógico dos nossos estudantes, trazendo mais orgulho para Olímpia”, destaca o prefeito Geninho Zuliani.
A secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, também comemorou o avanço. “Um trabalho com foco nas evidências, bons diagnósticos e planejamento estratégico nos permitirá alcançar índices cada vez mais satisfatórios na Educação. Temos profissionais dedicados e comprometidos com a construção de Educação de qualidade. A alfabetização é a base de tudo e nossos alunos estão respondendo com muito potencial o trabalho que vem sendo realizado. Parabéns a todos os profissionais da Educação indistintamente”, afirmou.
O indicador é resultado das avaliações realizadas pelos estados, em 2023 e 2024, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Olímpia já é considerada Selo Ouro pelo Ministério da Educação e, agora, caminha para a melhoria dos índices de alfabetização e aprendizado.